Lesados Wizink Bank

Para: Wizink Bank, S.A.U, Ministério Publico, Banco de Portugal, Direção geral do consumidor,

Esta petição serve para reunir o maior número possível de assinaturas e pedir justificações e resoluções fundamentadas sobre direitos de cidadania, direito de defesa, direito de segurança e responsabilidades social sobre as instituições visadas nesta petição.
Somos mais de uma centena de lesados Wizink Bank que viram milhares de euros desviados do seu cartão (repito: milhares de euros). Queremos e devemos promover a prevenção, a segurança e os direitos dos consumidores! Somos mais de uma centena de lesados com queixas apresentadas no Portal de queixas, no livro de reclamações, no Banco de Portugal, na direção geral do consumidor, no Ministério Publico, na própria Wizink, inclusive já foi notícia em vários meios de comunicação e pasmem-se Portugueses, nenhum caso teve resolução! Estamos a falar de famílias, jovens e idosos Portugueses com o futuro hipotecado e com o nome sujo na banca por falta de segurança de uma instituição Bancaria cujo nome, Wizink Bank, S.A.U – Sucursal em Portugal sediada na Av. Colégio militar nº 37 F, piso 6 D.
A partir do portal de queixas, constata-se que a cada dia que passa são múltiplas as reclamações aí colocadas sobre operações fraudulentas debitadas no cartão salientando-se casos em que este nem estava a ser usado e, por vezes, nem sequer havia sido ativado. Outros casos, as operações fraudulentas foram comunicadas pelo cliente, o cartão foi cancelado/bloqueado poucos minutos da fraude e pasmem-se, a resposta da Wizink Bank é sistemática, atribuição da responsabilidade ao cliente. Afirma que as transações bancarias obedecem a processos rigorosos de autenticação por parte dos clientes, com autenticação na APP Wizink para aprovar as mesmas através de credenciais de acesso. No meu caso, nem a APP Wizink tinha instalada no meu dispositivo na hora das compras! Todos os lesados temos meios necessários para fazer provar perante qualquer instituição que não fomos responsáveis pelas transações fraudulentas e não podemos ser lesados por falta de segurança da Wizink.
Deixo aqui três pontos relevantes nos quais sentimo-nos visados por falta de segurança:
a) Proteção de dados Wizink: Como é possível, hackers terem acesso a dados pessoais dos clientes nomeadamente, cartão de crédito, plafond, número telefone, moradas e email;
b) Segurança Wizink: Como é possível, compras de milhares de euros serem autenticadas pelo banco sem o cliente ter app wizink instalada, sem o cliente receber notificação, compras autenticadas que foram alertadas pelo cliente como não reconhecidos;
c) Responsabilidade Wizink: É evidente e mesmo com o alerta do cliente sobre movimentos fraudulentos que a wizink não tomou nenhuma medida interna, quer externa através dos seus serviços de segurança como por exemplo, PAYWATCH/SIBS para impedir os movimentos fraudulentos acrescentando ainda, que não abriu nenhum processo em nome do cliente junto do comerciante para impedir a fraude;

Para terminar, apenas queremos que se faça justiça!

Esta petição foi criada em 16 março 2022