Pela Expulsão dos diplomatas Russos de Portugal

Para: Ex.mo. Senhor Presidente da Assembleia da República

A Rússia lançou no passado dia 24 de Fevereiro de 2022 uma ofensiva militar sobre a Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram centenas de civis, incluindo crianças.

Tendo inclusive atacado uma maternidade e hospital pediátrico em Mariupol num ato de completa barbaridade.

Não obstante tais atos, veio a Embaixada da Rússia em Portugal emitir um comunicado em 10 de março de 2022 onde apresenta os seus motivos ilógicos e fantasiosos para o que mais não é que um genocídio em massa de uma população pela qual os portugueses têm uma elevada estima e que muito tem valorizado este país nas mais diversas áreas.

Importa referir que o Governo de Portugal reagiu, condenando veementemente as ações da Rússia. Em resposta a Rússia incluiu Portugal numa lista de países que considera como hostis.

Por todo o exposto e, porque se considera que as atrocidades cometidas pela Rússia vão contra os mais profundos e elementares valores morais de Portugal, não pode o Governo de Portugal e os seus cidadãos continuarem as suas relações diplomáticas com a Rússia, exigindo-se que os seus diplomatas sejam considerados "Personae non gratae" com a sua consequente expulsão do território português.

Esta petição foi criada em 11 março 2022