Portugal pela Ucrânia

Para: Presidente da República Portuguesa, Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa Nacional

Exmos. srs. Presidente da República Portuguesa, Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa Nacional do XXII Governo Constitucional

No cumprimento dos seus direitos de cidadania, todos os abaixo signatários atentos e preocupados com as consequências atuais e previsíveis do ataque e invasão perpetrado pela Federação Russa à Ucrânia, país soberano e independente, vêm exigir que Vexas, enquanto representantes e responsáveis máximos pela política da República Portuguesa, se dignem ao cumprimento imediato das seguintes ações a serem conduzidas até ao cessar-fogo da força ocupante:

. Corte de relações diplomáticas com a Federação Russa, com a consequente expulsão de diplomatas russos presentes no nosso país e encerramento de embaixada e consulados na Federação Russa;

. Proibição de trocas comerciais e de capitais entre Portugal e a Federação Russa, com apoios compensatórios a empresas e cidadãos nacionais impactados;

. Criação de ponte aérea, pela Força Área Portuguesa, entre Portugal e país ou países fronteiriços com Ucrânia para distribuição de ajuda médica e humanitária, acolhimento de refugiados e entrega de equipamento militar às Forças Armadas da Ucrânia;

. Disponibilização pelo Estado Português de todo o apoio logístico, militar e de inteligência conducente à defesa da soberania do estado ucraniano, incluindo, se assim requerido, equipamento pesado como carros de combate, artilharia e de aviação;

. Criação de corpo militar profissional constituído por voluntários, eventualmente retribuídos e reconhecidos em tempo de carreira militar, para sob o comando das Forças Armadas da Ucrânia garantirem todas as ações necessárias à defesa da integridade territorial da Ucrânia.

Pelos mais fundamentais princípios democráticos da sociedade Portuguesa e Europeia, pelo dever da dignidade de resposta aos pedidos de assistência duma nação que, apesar de distante e de não fazer parte da União Europeia, é um país irmão com um povo valoroso que tanto nos tem dado, revelem-se corajosamente enquanto líderes dum país que preza a democracia, justiça e fraternidade entre povos.

Esta petição foi criada em 03 março 2022