Por melhores condições nos transportes públicos

Para: Trabalhadores e Passageiros da Rodoviária de Lisboa

A Constituição da República Portuguesa consagra na alínea c) do nº1 do artigo 59º o direito à prestação do trabalho em condições de higiene, segurança e saúde, e no nº 1 do artigo 60º o direito dos consumidores à qualidade dos serviços consumidos, à proteção da saúde, da segurança e dos seus interesses económicos.

Os atuais serviços prestados pela Rodoviária de Lisboa, empresa de transportes públicos pertencente ao Grupo Barraqueiro é muito afectado pelo facto de esta Empresa não estar a dar aos seus trabalhadores as necessárias condições de trabalho para que este seja executado com qualidade e segurança que lhe deveriam ser inerentes.

Quais são as condições de trabalho na Rodoviária de Lisboa que estamos a querer mudar?
-Os horários de trabalho que são muito longos;
-As viaturas que têm condições de segurança e até de conforto deficientes;
-A falta de condições nos terminais rodoviários para atender às necessidade fisiológicas dos motoristas;
-O estar sujeito a uma política de mediocridade em relação aos vencimentos dos trabalhadores.

É um trabalho que exige qualificações especificas e elevadas, e que obriga a cuidados acrescidos por forma a que seja executado de forma segura para todos os passageiros que a Rodoviária de Lisboa transporta, e também para todos os que circulam nas vias públicas, pessoas e viaturas.

Estamos estrangulados por acordos que nos foram impostos no passado e pela prepotência da Rodoviária de Lisboa, e queremos quebrar estas limitações para podermos ter melhores condições de trabalho. E não apenas mais dinheiro.

O que queremos?
A vossa ajuda a melhorar o serviço publico que é prestado pela Rodoviária de Lisboa todos vós.
A vossa ajuda a criar melhores condições de trabalho para todos os trabalhadores da Rodoviária de Lisboa.
A vossa ajuda nesta nossa procura de melhorar a qualidade de vida de todos os que na Rodoviária de Lisboa participam. A vossa e a nossa.

Os nossos agradecimentos

Por melhores condições nos transportes públicos, para Trabalhadores e Passageiros da Rodoviária de Lisboa foi criada por: Comissão de Trabalhadores da Rodoviária de Lisboa.
Esta petição foi criada em 03 março 2022