Petição a favor dos mais de 100.000 jovens de Sintra que tanto merecem um Sk8park em Sintra

Para: Todos os cidadãos de todas as idades.

Por um skatepark como mais nenhum, aqui em Sintra.

Os mais de 100.000 jovens com menos de 25 anos que habitam no concelho de Sintra merecem ter um skatepark à altura do concelho que tanto preza o antigo e que tanto ignora os jovens.

Jovens de todas as idades são obrigados a recorrer a passeios, becos sem saída, acessos públicos, estradas, etc. sob pena de serem atropelados ou de serem expulsos dos locais por não serem adequados à prática e em parte com razão. Haja então alternativas à altura com as condições ideais para a prática em SEGURANÇA.

O potencial é ENORME.

Tantos jovens anseiam por haver um espaço no seu concelho onde crescem e se tornam adultos, que lhes proporcione a possibilidade de se divertirem, entreterem e quiçá seguirem este desporto OLYMPICO se à altura estiverem. Mas, para tal tem que haver condições dignas.

O sk8park de Sintra já devia de existir há muito tempo, mas como nunca é tarde, mais vale tarde que nunca!!

Vamos a isso!!!

Esta petição serve para receber o apoio da comunidade e para sensibilizar e demonstrar a importância significativa à Câmara Municipal de Sintra que é essencial planear e executar a construção de um skatepark à semelhança do reconhecido e estimado parque das gerações (PDG) onde gerações de miúdos e graúdos têm a oportunidade de conviver, aprender e partilhar as suas experiências num espaço aberto de todos e para todos sem barreiras com o total apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Tal espaço é essencial para o desenvolvimento social individual e colectivo tal como promove promove o bem estar. Faz muita falta na zona costeira/litoral de Sintra (zona perto de Colares) uma vez que há centenas, talvez até milhares de praticantes de desportos e atividades tais como surf, bodyboard, Stand up paddle, pesca, btt, escoteiros, caminhada, parapente, todo-o-terreno entre alguns e tantos turistas que vêm de outros países de propósito para Sintra devido às condições exímias e que na sua maioria acabam por não querer voltar para os seus países de origem e adquirem casas no concelho.

Faz muita falta e dará a oportunidade a tantas pessoas de todas as idades descobrirem uma nova atividade no exterior e outras tantas para poderem praticar perto de casa poupando assim também o meio ambiente e o tempo de viagem.

Em Sintra há apenas 1 ou outro espaço com a possibilidade de andar de skate e todos eles na linha de Sintra. Não há NENHUM na zona mais costeira onde vivem milhares de jovens de todas as idades. NÃO FAZ SENTIDO esses mesmos jovens terem que se deslocar para outros municípios para poderem andar de skateboard, bmx, patins, trotinete etc.. Infelizmente muitos jovens não têm capacidade financeira ou familiar para se deslocarem e ficam confinados ao passeio ou ao computador em casa fechados a sonhar com um skatepark ao pé de casa, como deve de ser.

Sintra que é o 2° concelho do país com mais jovens (cerca de 100.000 com menos de 25 anos de idade, fonte Câmara Municipal de Sintra) tem que promover e criar mais espaços lúdicos para esses jovens terem um espaço que escasseia onde se possam expressar desportiva, fisica e artisticamente. Um local onde tenham a oportunidade de iniciar amizades e criar laços para a vida. Um local onde pode surgir a oportunidade de encontrar o primeiro emprego de tantos através de escolas de skate, bmx, patins, trotinete etc, através da inevitável possibilidade/necessidade de haver uma skate shop e outra surf shop tal como uma zona de restauração e concertos e palestras no local que também irão promover emprego e receitas para esse local e população. Vide parque das gerações em São João do Estoril que tantos testemunhos tem em número crescente diariamente e skatepark do parque das nações etc.

Em resumo é um projeto de TODOS para TODOS.

O investimento por parte da Câmara Municipal de Sintra é infinitamente mais pequeno com a construção do mesmo e o retorno infinitamente maior por tantas razões.

Sintra passará a ser um local de eleição para tantos e isto é só o começo de uma tão necessária injeção de sangue jovem na "velha" Cynthia (Sintra) mística que tanto adoramos.

Que se possa misturar o "velho com o "novo" e aproveitar o melhor de ambos.

O apelo é para todos de Sintra e arredores que terão a oportunidade e a motivação para se deslocarem ao skatepark e falarem de Sintra como um sítio que não só tem o 2° maior número de jovens mas muito mais IMPORTANTE ainda.. que os OUVE e APOIA e que se INTERESSA por eles, as geração seguintes.

Obrigado a todos. Todos juntos vamos conseguir fazê-lo!!

#makerampsnotroads #getupstandup #oceaninitiatives #togetherwearestrong

Esta petição foi criada em 03 Fevereiro 2022