Pelo fim dos danos causados pelos fogos de artifício em pessoas, animais e no ambiente

Para: Presidente da Assembleia da República

O espetáculo para uns é um pesadelo para outros: os idosos, as pessoas com deficiência, as crianças, os animais e o ambiente são as principais vitimas dos danos causados pelo fogo de artificio desde sempre. Todos sabemos disto, todos conhecemos vítimas.

Cada vez que são lançados fogos de artificio, várias pessoas e animais sofrem de elevados níveis de ansiedade com gravidade, muitos animais morrem, várias pessoas ficam lesionadas de forma permanente no seu manuseamento (com queimaduras graves, perda de audição ou visão) ou mesmo podendo levar à morte. Para os autistas, idosos e portadores de outras sensibilidades e deficiências estes são momentos de sofrimento intenso com grande influência na sua saúde física e mental.

O ambiente também é uma vitima não menos importante: os agentes poluentes lançados na atmosfera contaminam o ar de forma não indiferente.

Será que a nossa capacidade criativa e mesmo a tecnologia avançada de que dispomos não nos permite celebrar de outras formas?

A par do que já foi feito em outros países, consideramos ser de uma enorme importância social e de respeito pelas pessoas, pelos animais e pela natureza de que dependemos, que este tema possa ser analisado pela comissão parlamentar. É isso que pedimos, a fim de criar a mudança e o progresso que queremos ver no mundo.

Esta petição foi criada em 17 janeiro 2022