Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo aumento das esterilizações de gatos errantes, de acordo com o Programa CED (captura/esterilização/devolução)

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da Republica

Sabendo que a esterilização é um meio eficaz no controlo da população de gatos errantes, é difícil perceber a inação por parte da Casa dos Animais de Lisboa (CAL) e/ou Câmara Municipal de Lisboa (CML).
Desde 2018 que as cuidadoras de colónias (identificadas e não identificadas), deixaram de conseguir esterilizar colónias inteiras, o que representou, um aumento brutal de gatos errantes, onde em muitas zonas, se veem a deambular pelas ruas, cheios de fome, magros, feridos (envenenados), cegos, etc. etc.
O método que a CAL tem utilizado é (só posso falar pela minha Freguesia), em colónias com 10, 20, 30 gatos (ou mais), capturam 1, 2 ou 3, esterilizam e devolvem e a partir dai, passam-se meses (longos meses) sem conseguir voltar a falar na esterilização dos restantes e até lá, aparecem mais ninhadas.
A grande maioria das Freguesias de Lisboa, têm cuidadoras que fazem o trabalho de captura (com material próprio) e logo ai, é facilitado o trabalho à CAL, não sendo esse, o motivo para não estarem a conseguir dar vazão a tantos pedidos.
Até hoje, as respostas por parte da CAL sao ambíguas, evasivas e mesmo compreendendo que possa realmente existir falta de veterinários, o que não se compreende é o tempo na resolução de um problema grave para todas as Freguesias.
Obvio que não posso falar por outras Freguesias, mas se as outras 23 Freguesias de Lisboa, tiverem o mesmo numero de colónias descontroladas e o mesmo numero de gatos errantes por esterilizar que a minha Freguesia tem, então sim, é um problema grave e que está a ser tratado como "um não problema" por parte da Câmara Municipal de Lisboa.
"Ignorando" a questão principal da petição, que é pelo Bem-estar Animal, há ainda a falar na questão de saúde pública e na questão de aumento de "rancor/mau estar" entre vizinhos/pessoas que não aceitam esse aumento de população de gatos nas imediações das suas casas, fazendo com que haja um aumento de ameaças físicas e verbais a quem tenta cuidar dessas colónias e um aumento de ameaças de envenenamento a essas colónias.
De louvar no entanto, a simpatia e a boa vontade das pessoas na CAL que atendem o telefone e enviam emails de resposta a tantos e tantos pedidos. Essas pessoas têm noção da gravidade do problema, mas infelizmente não podem fazer nada.
Obrigada desde já por lerem estas palavras, por assinarem e por partilharem!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
96 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.