Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela Criminalização do Bullying

Para: Todos

Somos quatro mães, a Marta Veloso, a Susana, a Inês e a Inês. Temos em comum o facto dos nossos filhos terem sido agredidos em contexto escolar e de em um dos casos, para além de não ter existido qualquer reação por parte do agrupamento, ainda foi instaurado uma sanção para que o meu filho que teve internado num hospital fruto de lesões múltiplas , de uma agressão assumida pelo agressor e confirmada pela PSP e Ministério Público.
Acontece que o processo penal foi arquivado porque a criança em questão tem 10 anos e é inimputável. Se o meu filho tivesse morrido era a mesma coisa..
A nossa proposta é a do governo ponderar:
-Passar o bullying a crime público
-Quando os agressores forem impossibilitados de cumprir pena, que a mesma transite de imediato para o seu tutor legal, seguindo as leis que constam no código penal, desde multas a penas de prisão efetivada, ainda que por tempo relativo. Acreditamos que se os pais souberem que podem ser responsabilizados eles próprios pelas asneiras dos filhos, se empenharão mais na sua educação e os instruirão a dizer sempre não à violência.
- Restruturação das escolas e agrupamentos. Quando uma criança chora, não se ignora, as vítimas de bullying raramente dizem seja à professora ou até aos pais o que se passa, até que comece a ser demasiado óbvio.
Perdemos a conta à quantidade de casos de vítimas de bullying em Portugal e os agrupamentos agem quase todos da mesma forma. Tentam que passe incólume. Alguns pais são intimidados , ameaçados e não há qualquer tipo de castigo para quem perpetuou o dano.
O Ministério da Educação deveria ter inspetores que periodicamente e sem avisar pudessem ir às escolas , sem aviso e fazer um relatório do que assiste.
- A inserção de colóquios obrigatórios com progenitores de vítimas de bullying, agentes da autoridade e psicólogos para todos. Pais, crianças , professores e auxiliares. Há que mostrar e tornar nítido às crianças que bater, esmurrar, pontapear um colega pode dar muito mau resultado.
Salientamos que apesar de diretamente a culpa não ser do Ministério, só o isentará de culpa quando existirem penas efetivas dos responsáveis , um apoio constante por parte da direção da escola, afinal não são todos os dias que vai uma criança para o hospital em estado grave.
Há que formar as crianças que sempre que visualizaram um colega a ser espancado, gozado, insultado deverão de imediato queixar-,se a alguém.

Como nós, existem centenas de mães que choram pelo sofrimento dos seus filhos em agressões ocorridas em contexto escolar.
Casos tão graves como os nossos que estão mediatizados, e assim estarão até sermos ouvidas, e termos por parte do Ministério quem assuma publicamente que é aos seus estabelecimentos que deixamos os nossos filhos .Que exigimos a proteção dos mesmos e que acabem os conluios entre direções de agrupamentos com professores e pais dos agressores. EXISTIMOS JUSTIÇA PARA OS NOSSOS FILHOS E PARA TODOS QUE PASSAM PELO MESMO.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 06 Janeiro 2022
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
36 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.