POR UMA ALMADA LIMPA

Para: Exma, Senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada

Assunto: Ausência de limpeza pública das ruas do Concelho de Almada

Ao definirmos os valores que expressam sentimentos de pertença quando falamos da cidade onde residimos, sentimos que somos uma parte integrante desse território, pelas realidades que o caracterizam e pelo que o distingue.

Almada graças à sua identidade, à capacidade de inclusão de todos os cidadãos que sempre manifestou ao longo da sua história, assim como pelas suas peculiaridades, é seguramente o concelho que queremos para viver.
Devemos por isso enfatizar, que numa perspectiva de cidadania, na qualidade de actores sociais e no âmbito que nos cabe de responsabilidade enquanto sociedade civil, é nosso dever expressarmos as nossas apreensões sobre os aspectos que afectam a comunidade, que não é mais de que uma demonstração de pertença social e regional.

E é nesta perspectiva, que os abaixo assinados, cidadãos residentes no concelho de Almada, vêm por este meio manifestar junto de V.Exª., o seu desagrado perante a ausência de limpeza pública que se constata na maioria das ruas deste município.
Com efeito, não sendo uma ocorrência recente, este facto tem vindo a agravar-se ao longo do tempo, exigindo por isso uma maior e incisiva acção das entidades responsáveis, por forma a que se que minimize drasticamente os seus efeitos, adversos à qualidade do meio ambiente, e simultaneamente que vise evitar eventuais riscos para a saúde pública.
Torna-se evidente que perante estas circunstâncias é exigível outras dinâmicas de actuação.
Nesse sentido, vimos junto de V.Exª. sugerir a observação “no terreno” das questões que aqui se colocam por forma a constatar da necessidade de reavaliação da intervenção actualmente existente e concomitantemente, solicitar a implementação urgente de outros meios de actuação por parte dos serviços responsáveis, que permita suprimir a deficiente limpeza pública existente.
Estamos certos que o exposto irá merecer a atenção que merece, sabendo que estas preocupações sendo dos munícipes deste concelho, são seguramente de V.Exª. e de toda a edilidade do município de Almada.

Esta petição foi criada em 04 Janeiro 2022