Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CORAGEM PARA FAZER UM COMPROMISSO!

Para: Direcções do PS, BE, PCP e Verdes

CORAGEM para fazer um compromisso!



CORAGEM! é uma iniciativa de cidadãos que se juntaram para promover o entendimento das forças de centro-esquerda e esquerda, visando constituir uma maioria parlamentar e um governo que tenha como propósito a aplicação de medidas indispensáveis para a melhoria do bem-estar da população.

Defendemos que esse entendimento deverá ser feito tendo como referência um compromisso programático, subscrito pelos partidos que se enquadram naquele espírito, mas também pelas organizações da sociedade civil que se disponham a contribuir para a sua concretização. Esse entendimento deveria ter lugar imediatamente após a realização das eleições de 30 de janeiro, e não estaria condicionado ao resultado obtido por cada partido. Os critérios para a construção desse entendimento seriam o reconhecimento da sua relevância política, a boa-fé das partes envolvidas e o compromisso programático subscrito por elas.

O método para alcançar o sucesso negocial dependerá da vontade de superar, corrigir e resolver o impasse e as causas que levaram à não aprovação do orçamento para 2022 como sejam, a inexistência de um acordo, bem como de mecanismos de verificação da sua execução ao longo do tempo, focado em ganhos na reforma do Estado em direção à regionalização, na construção dos grandes sistemas socias por forma a contrariar a sua captura pelos interesses privados e um programa de desenvolvimento económico coeso, baseado no conhecimento e ecologicamente sustentado.

Estando identificados os problemas que mais afetam os trabalhadores e o povo em geral, do que se trataria neste entendimento seria de fixar as soluções que, numa legislatura, melhor pudessem contribuir para lhes dar resposta. Existe, para o efeito, um histórico que poderá auxiliar na construção de uma plataforma que integrasse essas soluções.

Torna-se indispensável que se aproveite a oportunidade que se abre em 30 de janeiro para retribuir a confiança política de quem votou naqueles partidos. Só a convergência do centro-esquerda e das esquerdas está em condições de satisfazer essa confiança, proporcionando melhores condições de vida a todos e promovendo o desenvolvimento do País.

Se nos antecipamos aos resultados eleitorais ao lançar este apelo aos partidos que estão em condições de o concretizar, é porque estamos confiantes de que continuará a existir na Assembleia da República uma maioria parlamentar com condições políticas para a sua viabilização. CORAGEM! é, por isso, o que se exige daqueles que podem decidir dos destinos do País nos próximos quatro anos, sempre numa perspectiva intergeracional.


1 de janeiro de 2022


Os promotores

Ana Prata (jurista), André Freire (politólogo), António Avelãs (professor), António Faria-Vaz (médico), António Serzedelo (dirigente da OpusGay), Boaventura Sousa Santos (professor catedrático jubilado), Carlos Brito (político e escritor), Carlos Luís Figueira (empresário), Carlos Matos Gomes (militar de Abril), Carlos Mendes (compositor/intérprete), Cipriano Justo (médico), Daniel Sampaio (médico), Domingos Lopes (advogado), Elísio Estanque (sociólogo), Jaime Mendes (médico), João Bau (engenheiro), João Cunha Serra (dirigente sindical), João Lavinha (investigador), José Aranda da Silva (ex-presidente do INFARMED), José Manuel Boavida (médico), José Manuel Mendes (escritor), J.-M. Nobre Correia (professor universitário), Maria do Rosário Gama (professora), Mário de Carvalho (escritor), Nelson Bertini (desenhador), Paulo Fidalgo (médico), Pedro Bacelar de Vasconcelos (jurista), Rui Feijó (investigador), Vítor Louro (engenheiro)



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.040 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.