Quero doar a minha dose extra da Vacina para COVID a quem mais precisa!

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da Republica

Os últimos números disponibilizados pela DGS apontam para cerca de 24,9% da população com uma dose de reforço da vacina contra a covid-19. Se observarmos apenas para a primeira fase de vacinação (com uma ou duas doses), já foram administradas mais de 18.000.000 doses da vacina contra a covid-19 em Portugal. Segundo os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Regional da Saúde e Desporto dos Açores e pela Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira, 89,21% dos portugueses já estão completamente vacinados contra a covid-19.

A OMS já pediu aos países com taxas elevadas de vacinação contra a Covid-19 que não avancem com uma terceira dose até final do ano, para reduzir a desigualdade mundial na distribuição de vacinas. Em conferência de imprensa a partir da sede da organização em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) já admitiu que a terceira dose é necessária para grupos de maior risco, como doentes imunodeprimidos ou que não estão a produzir anticorpos, mas salientou não haver prova científica do seu benefício em pessoas saudáveis e já devidamente vacinadas.

Assim, com o objetivo de verdadeiramente combater esta pandemia a um nível mundial, aqui se propõe o direito à doação das terceiras ou mais doses a todas as pessoas que vivem em países pobres e sem o acesso devido à vacina.

De acordo com a OMS, essa baixa taxa de vacinação deve-se, em parte, ao facto de os fabricantes de vacinas estarem a dar prioridade ou estarem legalmente obrigados a cumprir, por acordos bilaterais, com os países ricos, o que faz com que os países mais pobres fiquem privados das ferramentas para proteger as suas populações.

Esta petição foi criada em 28 dezembro 2021