Pela construção de um novo acesso à cidade do Montijo

Para: Exmo. Senhor Presidente da República; Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Exmo. Senhor Primeiro Ministro; Exmo. Senhor Ministro das Infraestruturas e Habitação; Exmos(as) Senhores(as) Líderes dos Grupos Parlamentares,

Esta petição tem o objetivo de sensibilizar vossas Excelências para a construção urgente de novos acessos à cidade do Montijo sem que para isso seja necessário aguardar mais um dia a construção do novo Aeroporto. Os nossos decisores Políticos tardam a afirmar a sua decisão sobre este dossier e esta falta de decisão tem vindo a causar inúmeros constrangimentos à população do Montijo, contribuindo fortemente para a falta de desenvolvimento económico e social do Concelho.

É inquestionável, nos dias de hoje, a necessidade de uma nova entrada na cidade do Montijo para quem, residindo no Montijo, se desloca de Lisboa. O crescimento demográfico que o concelho do Montijo registou nos últimos 20 anos, fruto da ligação da ponte Vasco da Gama a Lisboa, resultou na fixação de um grande número de famílias na cidade do Montijo, beneficiando de um mercado imobiliário financeiramente mais acessível e também de uma maior qualidade de vida. Ora, se este crescimento foi e tem sido positivo para o Montijo, a autarquia, na qualidade dos seus sucessivos executivos, não soube e continua a não saber criar condições aos seus Munícipes, para que estes tenham a tão desejada qualidade de vida aclamada continuamente nos seus discursos políticos.
Os Munícipes e restantes condutores dos concelhos vizinhos, experienciam congestionamentos diários em dois momentos do dia (7h às 10h e das 17h às 21h), sem alternativa. Daqui se depreende a necessidade incontornável de construir uma nova infraestrutura, que permita os condutores e habitantes da cidade do Montijo e cidades adjacentes (Alcochete, Moita e Pinhal Novo) cheguem, sem nenhum congestionamento, aos seus destinos e sem que a sua qualidade de vida seja afetada de uma forma tão significativa, como tem sido até aqui.
Neste sentido, promovo esta petição pública com o intuito de recolher o maior número de assinaturas para que, todos juntos, demonstremos ao poder local e central a urgente necessidade da construção de uma nova infraestrutura de acesso à Cidade do Montijo.

Informação adicional: A proposta da nova via de acesso é a da construção de um desvio da A12, intercetando umas das duas rotundas já existentes na via circular externa (rotunda que antecede à rua das Naus ou, em alternativa, na rotunda atravessada pela Rua Antero de Quental). Esta nova infraestrutura, permite que os veículos que saiam da Ponte Vasco da Gama tenham a alternativa de acesso ao Montijo, ou à periferia da cidade e suas acessibilidades, ao Seixalinho, Samouco e até Alcochete, sem passarem por alguns pontos críticos de trânsito, como por exemplo a Rotunda das Portas da Cidade e até mesmo a Rotunda da Atalaia junto às Bombas da BP e/ou mesmo pelo “centro” SUL da cidade.

Despeço-me com elevada consideração e com a maior esperança,
André Azevedo Ribeiro

Esta petição foi criada em 23 dezembro 2021