Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, Símbolo da Identidade dos Marinhenses, Tem de se manter no local nobre da cidade!

Para: Câmara Municipal da Marinha Grande

O Monumento dedicado ao Movimento Operário, 18 de Janeiro de 1934, tem o simbolismo de imortalizar a revolução armada de 1934, levada à prática por jovens Vidreiros e outros trabalhadores, contra o Estatuto do Trabalho que extinguia os sindicatos livres e os substituía por sindicatos corporativos, também com o sublime propósito de derrubar o regime fascista e assim terminar com as situações de perseguição, exploração, opressão e a falta de trabalho que deixava muitas famílias na extrema pobreza.

Monumento dedicado aos acontecimentos do 18 de Janeiro de 1934 e aos operários, a sua colocação em local nobre, (com visibilidade), valoriza todos os participantes, os trabalhadores em geral e tudo o que significa para as futuras gerações que mantêm a sua identidade de classe operária.

Tendo em consideração o espaço da lateral da Rotunda e para que os obreiros do 18 de Janeiro de 1934 fiquem referenciados para futuro, sugere-se que em 2024 (data da comemoração dos 90 anos) seja inaugurado um memorial com todos os nomes dos participantes e que a sua localização seja na meia-lua junto ao parque.

Os abaixo-assinados exigem que o Monumento permaneça no local emblemático e nobre do Concelho da Marinha Grande, a Rotunda do Vidreiro.

A Comissão Promotora
Dezembro 2021






Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
231 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.