CONSIDERAÇÃO DE PRAZO DE ACEITE DA MI, PARA CONTAGEM DE TEMPO PARA NACIONALIDADE

Para: ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

CARTA ABERTA AO EXCELENTÍSSIMO ILUSTRE
PRESIDENTE DA REPUBLICA MARCELO REBELO DE SOUZA
PRIMEIRO MINISTRO ANTONIO COSTA
E A TODOS OS ORGÃOS QUE PODERA RESOLVER NOSSA REIVINDICAÇÃO

PEDIMOS POR FAVOR E COM EXTREMA URGENCIA A MUDANÇA NA LEI DA NACIONALIDADE DE PORTUGAL.

Somos um grupo de imigrantes que ajuda os imigrantes, estamos aqui pedindo encarecidamente que nos ajudem .

Fizemos manifestação 11julho 2021 pedindo mudança no sistema sef.

Tivemos reunião com MAI E SEF

Tivemos reunião no Gabinete do Presidente

Nosso assunto foi resolvido, o órgão SEF está de parabéns. Agilizando as marcações dos imigrantes por ordem cronológica.

Hoje nosso pedido é que estipulem uma data desde para que a partir do momento que é aceite o processo de Manifestação de interesse, que seja considerado a partir desta data para contagem nos prazos para dar entrada na nacionalidade Portuguesa.

Hoje á pessoas desde 2017 que este ano 2021 conseguiram a sua residência. Só neste caso já é 4anos para ter um título de residência. O que deveria ser considerado para contagem da nacionalidade.

São tempos perdidos e vidas empatadas, por este fato é que pedimos que considere o nosso tempo de espera.
Pois se a pessoa estiver 4 anos para ter um titulo de residência, agora ira precisar de mais 5anos para dar entrada na nacionalidade, totalizando quase 10anos de esperaa. Muito injusto, pois a culpa não é da pessoa (imigrante) e sim dos órgãos que não tinha vagas para agendamento. E logo depois veio o COVID deixando ainda mais lento toda a situação de legalização dos imigrantes, de forma que pedimos que este tempo perdido seja considerado e contado para nossa Nacionalidade, essa luta é para que os imigrantes sem exceção de nacionalidade, para que possam ter a completa DIGNIDADE E IGUALDADE no país que escolhemos para vivermos.

hoje para dar entrada na nacionalidade precisa de 5 anos de residência, tem pessoas que desde 2017 agora que pegou o titulo de residência.

Estamos passando por uma situação muito difícil no país, estamos desesperados, longe dos nossos familiares, estamos tendo uma vida miserável por causa da falta da autorização de residência, tem pessoas a espera 2, 3 anos deste documento. E ao mesmo tempo, contribuímos com o país, ajudamos o país a crescer com nosso trabalho, não queremos os trabalhos dos portugueses, somos as pessoas que sujeita aos piores trabalhos, esses que os portugueses não querem. Declaramos IRS, pagamos segurança social, e até o momento estamos desprezados pelo estado, temos deveres e nada de direitos. Sem autorização de residência não conseguimos fazer nada no país, para tudo precisa da autorização de residência. Temos ideias para ajudar melhorar o sistema .
É na realidade estamos amarrados a um sistema de agendamento que não funciona. Sistema injusto.
Na prática sem autorização de residência:
• Não temos direito ao médico de família,
• Não temos direito trocar nossa morada fiscal nas Finanças,
• Não temos direito de viajar para fora do país.
• Não temos direito de reaver amigos e familiares em nosso país de origem.
• Não temos direito de tirar ou trocar uma carta de condução.
• Não temos direito de arrendar um imóvel, senhorio prefere quem tem residência
• Não temos direito de financiar um imóvel ou um carro.
• Não temos direito de financiar nada no país.
• Não temos direito de validar nosso diploma concluído em nosso país de origem.
• Empresas escolhem contratar pessoas que têm a residência.

Mesmo sem direitos, fazemos parte da força de trabalho, fundamental para Portugal.
Realizamos uma manifestação em Lisboa e no Porto dia 11 de julho 2021, onde teve vários imigrantes de todas as diversas nacionalidades unidas por um mesmo objetivo: JUSTIÇA!!!
Isso para chamar atenção do governo, para que olhem para os imigrantes.

Eis nossas reivindicações:

1. Pedimos que a partir do momento que e aceite o processo de Manifestação de interesse, que seja considerado a partir dai para contagem nos prazos para dar entrada na nacionalidade Portuguesa.

Estamos apenas querendo ter uma inclusão na sociedade no país que escolhemos viver.

Cumprimentos,
CIP Comite dos Imigrantes de Portugal

OPEN LETTER TO THE MOST Illustrious
PRESIDENT OF THE REPUBLIC MARCELO REBELO DE SOUZA
PRIME MINISTER ANTONIO COSTA
AND TO ALL THE BODIES THAT MAY SOLVE OUR CLAIM

WE PLEASE ASK WITH EXTREME URGENCY THE CHANGE IN THE LAW ON THE NATIONALITY OF PORTUGAL.

We are a group of immigrants that help immigrants, we are here asking them to help us.

We held a demonstration on 11 July 2021 asking for a change in the sef system.

We had a meeting with MAI AND SEF

We had a meeting at the President's Office

Our issue was resolved, the SEF body is to be congratulated. Streamlining immigrants' appointments in chronological order.

Today, our request is that you stipulate a date so that from the moment the Expression of Interest process is accepted, it is considered as of this date for counting the deadlines for entering Portuguese nationality.

Today, people since 2017, this year 2021, got their residency. Only in this case it is already 4 years to have a residence permit. What should be considered for nationality count.

They are wasted times and lives tied up, that's why we ask you to consider our waiting time.
Because if the person is 4 years old to have a residence permit, now they will need another 5 years to enter the nationality, totaling almost 10 years of waiting. Very unfair, as the fault is not of the person (immigrant) but of the agencies that did not have vacancies to schedule. And soon after came COVID, slowing down the entire situation of legalizing immigrants, so that we ask that this lost time be considered and counted for our Nationality, this fight is for immigrants without exception of nationality, so that they can have complete DIGNITY AND EQUALITY in the country we choose to live.

today, to enter the nationality, you need 5 years of residency, there are people who have since 2017 now that they have taken up a residence permit.

We are going through a very difficult situation in the country, we are desperate, far from our families, we are living a miserable life because of the lack of a residence permit, there are people waiting 2, 3 years for this document. And at the same time, we contribute to the country, we help the country to grow with our work, we don't want the work of the Portuguese, we are the people who are subjected to the worst jobs, the ones the Portuguese don't want. We declare IRS, pay social security, and so far we are despised by the state, we have duties and no rights. Without a residence permit we can't do anything in the country, you need a residence permit for everything. We have ideas to help improve the system.
It is in reality we are tied to a scheduling system that doesn't work. Unfair system.
In practice without a residence permit:
• We are not entitled to a family doctor,
• We are not entitled to change our tax address in Finance,
• We are not entitled to travel outside the country.
• We do not have the right to retrieve friends and family in our home country.
• We are not entitled to obtain or exchange a driving licence.
• We do not have the right to rent a property, landlord prefers homeowners
• We are not entitled to finance a property or a car.
• We are not entitled to finance anything in the country.
• We are not entitled to validate our diploma completed in our home country.
• Companies choose to hire people who have residency.

Even without rights, we are part of the workforce, essential for Portugal.
We held a demonstration in Lisbon and Porto on July 11, 2021. To draw the government's attention, so that they look at immigrants.

Here are our demands:

1. We ask that from the moment you accept the Expression of Interest process, that it be considered from then on for counting the deadlines for entering Portuguese nationality.

We are just wanting to have an inclusion in society in the country we choose to live.

Compliments,
CIP Committee of Immigrants of Portugal