Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Acabar com a Pobreza Menstual

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Primeiro Ministro.

É denominada pobreza menstrual a situação de precariedade e vulnerabilidade económica e social à qual as pessoas que menstruam estão submetidas por não terem acesso adequado ao saneamento básico e produtos de higiene pessoal.

A saúde menstrual, definida como o bem-estar físico, mental e social completo em relação ao ciclo menstrual, é um direito, no entanto continua a ser um privilégio aceder a produtos de higiene.
As práticas de higiene, durante a menstruação são de grande importância, pois podem aumentar a vulnerabilidade a infeções do sistema reprodutivo, alergias, fungos e doenças.
Para além de afetar a saúde física e psicológica, a pobreza menstrual faz inclusive perdurar a desigualdade entre os homens e as mulheres.

Segundo a ONU, 10% das meninas faltam às aulas quando estão menstruadas. Ao não conseguirem controlar a menstruação deixam de ir à escola, o que evidentemente prejudica o desempenho escolar. Estes dados evidenciam que a pobreza menstrual, para além de uma questão de saúde pública, é uma questão social.

Deste modo, é imperioso que os agentes capazes de atenuar ou até solucionar o problema da precariedade menstrual o façam com urgência e percebam a necessidade de priorizá-lo.
A discussão sobre a pobreza menstrual tem vindo a crescer em todo o mundo e os governos começam a agir.
Em 2018, a Escócia fez história ao tornar-se o país líder de um movimento global para o fim da pobreza menstrual. O governo prometeu investir de forma a fornecer gratuitamente produtos menstruais em farmácias, escolas, faculdades em todo o país. Com o objetivo de garantir que todos tenham acesso a produtos menstruais, independentemente dos meios financeiros.

Com o objetivo de também Portugal começar a tomar medidas, decidimos elaborar esta petição que propõe uma ação que garanta a dignidade, o direito e oportunidade a todas as pessoas que menstruam, ao seguir o exemplo de alguns países, como a Escócia, e disponibilizar produtos menstruais de forma gratuita, de forma a proporcionar dignidade menstrual para todas as pessoas que têm o seu dia a dia prejudicado por falta de produtos e higiene.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
13 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.