Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Caneta de adrenalina em locais públicos

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Ex.mo Senhor Presidente da República; Ex.mo Senhor Primeiro Ministro

A anafilaxia é a forma mais grave de manifestação de uma reação alérgica, que pode resultar em dificuldade respiratória, perda de consciência ou mesmo morte se não for imediatamente tratada.
É uma emergência médica que requer tratamento médico imediato e uma posterior avaliação pelo especialista de Imunoalergologia.
A anafilaxia pode ocorrer em qualquer indivíduo após ter sido exposto a um agente causal a que está sensibilizado.
A reação anafilática pode ocorrer quando o agente causal é injetado (ex. picada de abelha
ou vespa), quando é ingerido (ex. medicamentos e alimentos), quando é inalado (ex. proteínas evaporadas durante a cozedura de alguns alimentos) ou ainda por contacto direto (ex. látex e alguns alimentos).
A prevalência de anafilaxia é de 0,05 a 2%, apontando uma revisão de estudos europeus para uma prevalência estimada de 0,3%, ou seja 1 em cada 300 indivíduos sofre um episódio de anafilaxia durante a sua vida.

As causas mais frequentes são:
- Alimentos
- Fármacos
- Picada de himenópteros (abelha, vespa)
- Látex e outros alergénios ocupacionais
- Extratos de vacinas
- Agentes físicos: Frio e exercício físico
- Anafilaxia idiopática: Este diagnóstico é efectuado quando não se consegue, após estudo exaustivo, identificar qualquer causa para o episódio de anafilaxia, sendo um diagnóstico de exclusão.

O tratamento de primeira linha em caso de reação alérgica grave ou com risco de vida é a administração de adrenalina. O atraso na administração de adrenalina pode levar à morte.

Locais públicos com acesso a múltiplas áreas de restauração, escolas , zonas de desporto e/ou lazer, aeroportos, estações ferroviárias e de metro, tal como dispõem de DAE devem dispor de caneta de adrenalina (dose de adulto e dose pediátrica).

Caso ocorra uma reação alérgica grave é possível estabilizar a pessoa com a administração correta de adrenalina, seguida de chamada de 112. As instruções de administração devem estar junto à mesma e deve ser realizada formação ao responsável pelo local.

Muitas vidas podem ser salvas!

Por uma Lei INCLUSIVA!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.677 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.