Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

De portas fechadas a mentes abertas

Para: Ex.mo Senhor Reitor da Universidade de Coimbra Amílcar Celta Falcão Ramos Ferreira & Ex.mo Senhor Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Paulo Eduardo Aragão Aleixo e Neves de Oliveira

Proposta de alteração do horário de funcionamento do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra

Dias úteis das 08h00 até às 02h00
Fim-de-semana das 09h00 às 20h00

Em nome dos Estudantes de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, vimos por este meio manifestar o nosso descontentamento para com a alteração do horário de funcionamento do nosso Departamento, que, embora impraticável, se tem prolongado, sem qualquer previsão de retoma. De um espaço de trabalho que nos recebia 24h por dia, vemo-nos condicionados a chegar ao Departamento de Arquitetura não antes das 8h e forçados a abandoná-lo pelas 20h, ainda que esses correspondam aos nossos próprios horários letivos. Pretendemos, portanto, não descartando as motivações que levaram à alteração do mesmo, uma reformulação que passe por estender o horário até às 02h00 em dias úteis, e, ao fim-de-semana, abrir o departamento à comunidade estudantil das 09h00 às 20h00.

Iniciando-se na sequência de medidas impostas para a prevenção da COVID-19, acreditamos que a redução do horário de funcionamento do D’Arq em pouco terá ajudado ao controlo de ajuntamentos ou comportamentos de risco de contaminação. Por outro lado, esta redução tem-se notado altamente prejudicial à aprendizagem desta disciplina tão integralmente comum e prática.
Em primeiro lugar, observamos que, entre os alunos pré e pós confinamento, a quantidade e, consequentemente, qualidade de trabalho, é díspar. Este contraste parece-nos avassalador, na medida em que, pela falta de lugar de trabalho comum e digno das exigências do próprio curso, forma-se uma geração privada de debate, de partilha e, sobretudo, de qualidade de trabalho. O programa disciplinar exige-nos que trabalhemos fora do nosso horário de aulas e, estas, correspondem, necessariamente, ao horário de funcionamento atual.

A questão é intrinsecamente social: não são todos os alunos que têm condições e espaços de trabalho em casa. É verdade que esta privação de usufruo dos espaços da Universidade de Coimbra fora do horário letivo não é exclusiva ao nosso curso, no entanto, dadas as exigências práticas que a própria disciplina requer, um computador e uma secretária não são material suficiente. Falamos de desenhos, maquetes, materiais, espaços destinados a desenhar, cortar e colar, que não poderão continuar nas secretárias que as residências e quartos nos disponibilizam, é impraticável.
Temos estes espaços no nosso Departamento e estamos privados de os usar, dada uma restrição com a qual não podemos compactuar, quando comparada à situação atual da vida social na cidade.

Em suma, escrevemos em nome dos estudantes por um horário que nos permita trabalhar, reunir e estudar num espaço indicado para tal, digno de uma Universidade Pública e, sobretudo, inclusiva. O horário de funcionamento atual é, não só preocupante a nível académico, como causador de discrepância social - a alteração do mesmo é urgente e fundamental para um bom funcionamento do que deveria poder ser a nossa segunda Casa.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
580 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.