Reconstrução do monumento de homenagem ao Homem do Mar em Peniche

Para: Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Excelentíssima Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Peniche.

Enquanto cidadão de Peniche, preocupado com o património cultural e a história de Peniche, lanço hoje, último dia de Novembro - Mês do Mar - esta petição pública para a reconstrução do monumento de homenagem ao Homem do Mar.
Em 2022 comemoram-se os 30 anos da sua inauguração e os 65 anos da ideia ter surgido. Será deste modo o ano ideal para que este processo de implementação e inauguração de uma réplica da estátua original possa decorrer.
Naturalmente que tal não impede a existência, presente ou futura, de outros monumentos de homenagem, noutras localizações, numa visão artística que seja mais realista e consensual entre a comunidade local.
A necessidade da reconstrução deste monumento (eventualmente num material mais resistente), no próximo ano, deve-se aos seguintes pontos:
- o Monumento ao Homem do Mar nasceu de artigo publicado em 1957, no jornal "A Voz do Mar" (1);
- A inauguração decorreu integrada nas Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, em 3 de Agosto de 1992 (1);
- Obra do escultor João Duarte (2);
- Atribuído pela Academia Nacional de Belas Artes, o "Prémio Doutor Gustavo Cordeiro Ramos/92" (3). Este prémio, a nível nacional, distingue em anos alternados obras de pintura e escultura consideradas mais relevantes, tendo sido instituído em 1979;

Esta "nova vida" do monumento será pois uma tripla homenagem, a toda a comunidade ligada ao mar, ao artista que a idealizou e a todas as personalidades da história recente local que permitiram que a mesma se tivesse tornado realidade.
É importante ainda realçar que toda esta informação histórica e a própria explicação artística da peça, com o porquê das suas formas e dos seus vários pormenores, é um elemento adicional que deverá estar presente no local, reforçando a sua compreensão e valorização.

(1) Livro - Sementes que frutificaram
(2) Ver mais informação sobre o escultor em: https://palavras27.oeiras.pt/?page_id=7011
(3) Livro - História da Renda de Bilros de Peniche, página 245

Jorge Maia