Teste piloto de Rendimento Básico Incondicional em V. N. Gaia

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal e Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Os tempos em que vivemos urgem por medidas sociais mais justas.
O Rendimento Básico Incondicional (RBI) é uma ideia já com algumas décadas ( cuja génese vem já do século XVI), mas que tem surgido novamente como algo que pode vir a ser inevitável. Uma ideia que pretende atribuir um valor pago a cada pessoa sem nenhuma condição, apenas pela sua existência, para que assegure as condições fundamentais para a vida dos cidadãos e para que possamos todos dedicar-nos à vida com mais segurança e liberdade, podendo ser uma ferramenta crucial na eliminação da pobreza.
A garantia do mínimo essencial para uma vida digna é um direito humano que precisa de começar a passar à prática, de modo a reforçar as conquistas já feitas pelo estado social.
Existem vários testes realizados em partes distintas do globo com resultados bastante positivos.
Uma vez que V. N. Gaia é dos municípios mais populosos do país e com grandes contrastes sociais, faria todo o sentido fazer um teste piloto rigoroso de RBI, para verificar a sua eficácia e ajudar já algumas pessoas a terem um melhor nível de vida.
Esta petição é dirigida ao Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues e à Assembleia Municipal de Gaia.
Apelo a todos os cidadãos de Vila Nova de Gaia ou de qualquer outro município, apoiantes em geral ou curiosos sobre os possíveis efeitos do RBI, que assinem esta petição numa investida de melhoria social, que pode vir a ser algo fundamental para todos num futuro breve.

Esta petição foi criada em 27 novembro 2021