Reconhecer o Nutricoaching como Profissão
Para: Exmo Sr Presidente da Assembleia da Républica e Exmo Sr Primeiro Ministro
Sabemos que o excesso de peso e a obesidade é a pandemia do século XXI, sabemos ainda que os maus hábitos alimentares atravessam gerações e que muitas vezes começam na primeira infância em que, segundo estudos realizados em Portugal, 8 em cada 10 crianças consome alimentos açucarados e doces em geral 3 vezes por semana.
Dessa forma torna-se imperativo alterar este tipo de hábitos, incutir hábitos de alimentação saudáveis há população é emergente muito mais do que passar uma dieta para as mãos das pessoas. Devemos começar por mostrar às grávidas, por exemplo, que os bons hábitos alimentares do seu filho devem começar no momento do nascimento. É urgente inserir nas escolas projetos contínuos de boa alimentação quer para crianças como para as funcionárias que estão responsáveis por confecionar as refeições escolares.
Não queremos ser nutricionistas, queremos ser Coachings Nutricionais, são profissões diferente.
Complementares mas diferentes. Queremos puder avaliar riscos de excesso de peso e obesidade e ajudar as pessoas a contrariar essa tendência dando-lhes as ferramentas certas.
Queremos incutir o hábito das boas práticas alimentares e físicas na população, sem lhe passar SIMPLESMENTE um papel com o que devem fazer para as mãos.
Queremos acompanhar o nosso paciente diariamente se necessário e não só uma vez a cada 6 meses.
Queremos uma ordem que nos proteja, que credencie o nosso código deontológico como existe em toda a comunidade mundial e europeia menos em Portugal.
Queremos ser Nutricoaching sem sermos Nutricionistas.