Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo regresso da assistente técnica, Sra Graça Faustino, ao Serviço de Oncologia do Hospital do Divino Espirito Santo

Para: Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Presidente do Governo Regional dos Açores, Secretário Regional da Saúde e Desporto.

Recentemente os doentes oncológicos do Hospital do Divino Espirito Santo constataram que a colaboradora mais antiga do Serviço de Oncologia, Sra Graça Faustino, conhecida dos doentes das 9 ilhas pela sua, não só competência, mas também humanidade e dedicação inexcedíveis ao serviço e aos seus doentes, foi transferida para outro serviço de forma súbita e inexplicável.

Com mais de 30 anos de serviço, conhecida por todos os doentes oncológicos das 9 ilhas como um “raio de sol” naquele serviço, pelas suas qualidades técnicas e humanas (sem menosprezar as outras duas colegas, também de grandes qualidades), dum dia para ou outro é mudada de serviço sem consulta prévia contra o previsto até na legislação laboral. Por ordens superiores mandam-na sair do serviço de Oncologia. Espécie de “transferência sumária”. Porquê? Eis a pergunta que pretendemos ver esclarecida e a sua situação laborar resolvida, fazendo com que regresse ao sítio onde a sua humanidade, para além da competência, é um balsamo para as dores de quem entra naquela sala que por vezes parece uma ante camara da morte.

Tal facto, a somar à ausência súbita e também de difícil explicação do fundador do referido serviço de oncologia e reconhecido oncologista, o médico oncologista Dr Rui San Bento, que o tornou ao longo dos anos um serviço de excelência no HDES, está a contribuir para uma desagregação drástica da qualidade na assistência aos doentes oncológicos da Região, correndo-se o risco de poder estar até em causa a segurança dos atos médicos dos profissionais que se encontram ao serviço porque a trabalhar sob enorme pressão.

Assim, os signatários abaixo identificados, com base nos fundamentos acima expostos, enviam a presente Petição a Sua Exª o Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, a fim de ser distribuída por todos os grupos parlamentares, e encaminhamento à Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Sua Exª o Presidente do Governo Regional dos Açores, e Sua Exª o Sr. Secretário Regional da Saúde e Desporto, para que haja uma solução rápida e urgente para esta situação que gera muita insegurança e ansiedade nos doentes oncológicos dos Açores e solicitando o regresso da Sra Graça Faustino ao Serviço de Oncologia ao qual dedicou exemplarmente toda a sua vida profissional.
Se possível apurar igualmente os motivos que estão a levar a um mau funcionamento do Serviço de Oncologia do HDES.

  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em quarta-feira, 27 de Outubro de 2021

    Já atingiu o numero de assinaturas pretendido.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
643 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.