Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pela não obrigatoriedade dos exames nacionais como em anos anteriores

Para: Ministro da educação

Esta petição, tem como objetivo demonstrar o desagrado dos alunos que frequentam o 12º ano de escolaridade, uma vez que estes foram os que mais sofreram com as quarentenas devido à pandemia. Nós, alunos, achamos completamente injusto o facto de quererem retomar a normalidade dos exames nacionais no nosso ano, ou seja uma vez que passamos o nosso 10º e 11º ano no regime de aulas tanto presenciais como a distância, não conseguimos compreender o porquê dos alunos do ano passado terem tido direito a exames facultativos ( sendo que também passaram por duas quarentenas, tal como nós) e nós, este ano, não termos o mesmo direito.
Com isto pretendemos igualar os nossos direitos aos direitos que foram atribuídos aos alunos do ano anterior uma vez que ambas as partes sofreram com as mesmas quarentenas e na primeira que se iniciou a 13 março 2020 os professores nem sequer estavam preparados para um regime de aulas on-line e por isso a matéria não foi dada da melhor forma, dificultando bastante as aprendizagens dos alunos.
Para além disto é de reforçar também que, por exemplo, alunos do curso de ciências e tecnologias não necessitam de realizar o exame de português pois não faz parte de qualquer tipo de prova de ingresso das faculdades pretendidas (maior parte delas exige biologia, fisica-quimica ou apenas Matematica).
Assim pedimos que assinem esta petição e a façam chegar a quem de direito de forma a que seja percebida e aceite.
Mais uma vez e para concluir, não achamos que seja justo sermos nós, alunos do 12º ano do ano lectivo 2021 2022, que passaram pela mesma situação dos alunos de 12º ano do ano lectivo anterior a termos de retomar à normalidade, normalidade essa que é por si desnecessária, uma vez que os exames deveriam ser sempre facultativos e deviamos apenas fazer aqueles que necessitamos como prova de ingresso.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
335 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.