As crianças também merecem desconfinar!

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Os portugueses conhecem hoje duas realidades.
Por um lado, desconfinámos!! A Covid está controlada!! Já é possível regressar ao restaurante preferido com toda a família, já podemos ir ver aquele espectáculo porque tanto esperámos com os nossos amigos, e até já podemos encher um estádio de futebol!! A economia a todo o vapor numa altura em que finalmente atingimos os 85% de população vacinada!!
Por outro lado, não desconfinámos... não! As nossas crianças continuam sujeitas a isolamentos profilácticos porque sim... não são obrigadas a usar máscara, não têm indicação para vacinação, mas ficam em casa 10 ou 14 dias, porque sim!! Porque existe um "caso positivo", ou "uma funcionária positiva", e então logicamente existe a indicação de "mandar" 60, 80, 90 crianças para casa, porque sim...
A questão é que, numa altura em que o País desconfinou, mantemos os mais pequenos privados da sua liberdade, do direito à educação, do direito de brincar com os seus pares e de manter as suas actividades extra-curriculares, e muitas vezes promovemos que os mais fracos e mais desfavorecidos permaneçam num ambiente nocivo enquanto podiam estar na escola, protegidos e alimentados.
Por fim, os pais destas crianças, os tais primeiros portugueses que já desconfinaram, mas que afinal ainda não desconfinaram... porque apesar de, na verdade, já poderem fazer tudo, têm que de vez em quando, acompanhar os seus filhos menores durante 10 ou 14 dias nos seus longos isolamentos profilácticos! Estes pais que falham os seus compromissos profissionais, que podem ter dificuldade em cumprir as suas obrigações financeiras, e que podem até correr o risco de perder postos de trabalho, são afinal os mesmos portugueses que podem já fazer tudo!!
Não... não podemos concordar com a manutenção dos isolamentos profilácticos prolongados!!
Não podemos aceitar de braços cruzados que esta medida seja sempre a mesma independentemente do contexto!!
Que se olhe para a realidade dos outros países europeus!!
Que NÃO se comprometa MAIS o futuro destas crianças!!

Esta petição foi criada em 09 Outubro 2021