Médico de Família no UCSP de Azambuja, Polo de Aveiras de Cima

Para: Exma. Senhora Ministra da Saúde Dra Marta Temido, Exmo. Senhor Presidente do Conselho Diretivo de ARS Lisboa e Vale do Tejo Dr. Luis Pisco, Exma. Senhora Diretora Executiva da ACES Estuário do Tejo Dra Maria Sofia Theriaga Mendes Varanda Gonçalves, Exmo. Senhor Coordenador da UCSP de Azambuja, Polo de Aveiras de Cima, Dr. Mário João Rodrigues Esteves, Entidade Reguladora da Saúde, Provedor da Justiça,

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República Dr. Eduardo Ferro Rodrigues,
Exma. Senhora Ministra da Saúde Dra Marta Temido,
Entidade Reguladora da Saúde,
Provedor da Justiça,

A presente petição tem como objetivo solicitar a Reposição de pelo menos um Médico de Família no Posto de Saúde de Aveiras de Cima, com a maior urgência possível.

Com uma população de cerca de 4 600 habitantes, está presentemente sem cuidados de saúde essenciais esta população, o único médico que presta serviço atualmente neste Posto de Saúde, vem apenas à sexta-feira de manhã por um período de 3 horas, isto nas semanas em que consegue vir, e acaba por apenas passar algumas baixas médicas que ficam no posto para renovação. Já sem falar que chegamos a estar à espera dessas baixas médicas 3 ou 4 semanas. O pedido de receituário para medicamentos também é solicitado com requisição no posto e demora cerca de 6 a 8 semanas a estar disponível para levantamento, sendo muito complicado para os utentes essa espera de receituário e para as farmácias que são compreensivas e aguardam esse tempo pelos receituários, caso contrário os utentes ficariam sem medicamentos. Em caso de doença grave ou não grave temos que nos deslocar ao Hospital de Vila Franca de Xira a fim de sermos atendidos, com todos os inconvenientes e riscos que os cerca de 60 km (30x2) acarretam, de modo particular, já para não falar no risco relacionado com esta época de pandemia em que nos encontramos.

A população tem conhecimento que deverá dirigir-se ao Centro de Saúde de Azambuja em caso de doença ou necessidade de consulta, mas o Centro de Saúde de Azambuja, está numa situação parecida com a nossa e acabamos por ficar semanas à espera de conseguir a dita consulta, o que é inaceitável tendo em conta as condições e investimento feito há poucos anos no Centro de Saúde de Azambuja para o trabalho que acabam por estar lá a fazer neste momento, deveria ser revista também essa situação do UCSP de Azambuja.

Nesta sequência, solicitamos que seja destacado pelo o menos um médico, mas o ideal seriam dois médicos para este Posto de Saúde o mais urgente possível, e que sejam feitas as necessárias diligências para que, no futuro, os serviços médicos no Posto de Saúde sejam devidamente assegurados à população, por si só tão necessitada.

Melhores cumprimentos

Esta petição foi criada em 20 setembro 2021