Pelo jardim entre a R. Fernão Magalhães e o Hospital Privado de Gaia

Para: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Cidadãos e moradores da zona envolvente do Hospital Privado de Gaia vêm novamente peticionar junto da Presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia o tratamento ambiental do espaço público que se situa entre o referido hospital e a R. Fernão Magalhães, pois, é cada vez mais urgente e necessário que existam espaços ajardinados e de lazer num local que tem grande densidade populacional, onde a impermeabilização do solo é elevadíssima e onde não é possível às famílias passear as crianças em segurança, seja do ponto de vista físico ou ambiental.
Desde Abril de 2015 - data do primeiro abaixo-assinado endereçado à Câmara de Gaia aquando da instalação do hospital - um grupo de residentes na zona vem mantendo contactos com a edilidade solicitando que o espaço seja tratado com dignidade, para utilidade de todos e não apenas de alguns. Mais recentemente o espaço foi utilizado para servir o acesso automóvel ao Centro de Testes Covid do hospital, a fim de libertar os arruamentos de grandes filas de tráfego, no entanto, a diminuta afluência à realização dos testes parece demonstrar já não ser necessário para esse efeito.
Sabendo que a Divisão de Concepção e Construção de Equipamentos e Espaços Públicos elaborou propostas e soluções para o local, conforme informação da Equipa Multidisciplinar de Apoio aos Cidadãos prestada em 14 de Junho de 2021, esta petição destina-se a sensibilizar o Sr. Presidente da Câmara de Gaia e o Departamento de Ambiente e Parques Urbanos para a urgente necessidade de criação e tratamento deste espaço. Para além disso, a qualidade ambiental da zona está a degradar-se devido ao depósito de resíduos de construção e ao estacionamento indiscriminado de viaturas automóveis no local referido.

Esta petição foi criada em 19 setembro 2021