Acolhimento urgente e atribuição do estatuto de refugiadas para a mãe e irmã de Nasir Ahmad

Para: Pessoas, governo

O Nasir Ahmad é um afegão que reside no Porto e a quem o governo português concedeu o estatuto de refugiado. A viver em Portugal há cinco anos, o Nasir organizou a sua vida no Porto, onde concluíu os seus estudos e trabalha. A sua mãe e a sua irmã permanecem em Cabul em situação de extrema fragilidade, já que a mãe do Nasir tem a mobilidade reduzida e usa cadeira de rodas.
O Nasir, apesar de reservado, e receoso da exposição pública devido ao ambiente anti-refugiados e migrantes que se vive em Portugal, tomou a decisão de expôr a sua situação devido à preocupação com a segurança da sua família.
O regime fundamentalista afegão já chegou a Cabul, colocando a vida da sua irmã e mãe em perigo, com limitações quer no acesso ao espaço público, quer no acesso aos cuidados de saúde. Além disso, a irmã do Nasir é uma ativista pelos direitos das mulheres e com visibilidade na televisão afegã; como tal poderá estar na lista de pessoas que o regime talibã irá perseguir assim que as forças estrangeiras saírem do país em 31 de Agosto.
Portugal deve responder rapidamente a esta situação e reunir as condições necessárias para trazer a irmã e mãe do Nasir para Portugal, permitindo a reunificação desta familia.

Esta petição foi criada em 21 Agosto 2021
3.235 Pessoas