Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Instalação de sistemas de monitorização em tempo real do índice de radiação ultravioleta em praias, piscinas, jardins e outros locais de elevada exposição solar.

Para: Assembleia da República

Objetivo:
No âmbito da prevenção do cancro da pele a nível nacional, pretende-se com esta petição promover a instalação em todas as praias costeiras e fluviais, piscinas públicas, jardins e outros locais com elevada exposição solar de sistemas de monitorização e indicação local e em tempo real do índice de radiação ultravioleta (IUV), instalados em pontos de grande visibilidade e cujos dados possam também ser consultados on-line através de uma página de Internet (website) dedicada e de uma aplicação para dispositivos móveis (app), que também permita controlar o tempo de exposição solar recomendado para a produção da dose diária recomendada de vitamina D e para evitar queimaduras solares de pele (eritemas). Sem prejuízo dos valores máximos diários regionais do IUV já disponibilizados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a instalação de sistemas de monitorização locais fornecerá aos utentes de locais de elevada exposição solar informação complementar essencial para a prevenção de queimaduras solares da pele, que constituem uma das principais causas de cancro da pele.

Considerações [Fonte: http://www.apcancrocutaneo.pt/index.php/component/content/article/8-noticias/137-webinar-sobre-cancro-da-pele; https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/todos-os-dias-sao-diagnosticados-tres-melanomas-em-portugal-conheca-os-grupos-de-risco]

A exposição solar é responsável por vários efeitos nefastos, desde erupções, envelhecimento cutâneo, até ao cancro da pele. Todos os anos são diagnosticados cerca de 12000 novos casos de cancro da pele. Em 2019, estima-se que morreram aproximadamente 260 pessoas, em Portugal, com essa doença.

Os cancros da pele mais frequentes são o carcinoma basocelular, seguido do carcinoma espinocelular e em terceiro lugar o melanoma. O diagnóstico e tratamento precoce permitem a sua cura.

Se diagnosticados mais tarde dão origem a cirurgias mais mutilantes ou mesmo à morte, sobretudo o melanoma ou formas avançadas do carcinoma espinocelular. É previsível que possam ocorrer este ano mais de 100 mortes por cancros da pele não tratados atempadamente.

A maioria destes cancros da pele estão relacionados com a exposição solar exagerada ou inadequada ao longo da vida, seja por motivos profissionais ou de lazer (como as atividades desportivas ao ar livre no horário inadequado ou sem a correta proteção solar, sobretudo com o chapéu e vestuário que cubra toda a pele, incluindo antebraços e decote).

Já foram instalados equipamentos de monitorização do IUV em praias de vários municípios (Mira, Leiria, Mafra, Alcácer do Sal, Calheta, etc.), com o apoio oficial de vários núcleos regionais da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), podendo a sua instalação ser rapidamente estendida a todo o país.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
57 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.