Permanência da 4 Esquadra de Investigação Criminal da PSP no Edifício Estação Ferroviária Rio Tinto

Para: Comando distrital da PSP do Porto da divisão de Investigação Criminal, Câmara Municipal de Gondomar, Junta de Freguesia de Rio Tinto e Infraestruturas Portugal Gestão do Património

O objectivo desta petição prende - se pela manutenção da 4a Esquadra da PSP de Investigação Criminal no Edifício da Estação Ferroviária de Rio Tinto, uma vez que representam a segurança fulcral para os residentes na respectiva freguesia.
De salientar que antes da sua permanência no local , a zona em questão era de elevado risco de crime e tráfico de droga, sendo alvo constante de incidências e violência máxima , contribuindo assim para um sentimento generalizado de alarme social.

Após a chegada da força policial tudo mudou para melhor, quer a nível de segurança dos residentes, assim como dos comerciantes e dos próprios passageiros que diariamente embarcam e desembarcam na estação.

Perante a eminente possibilidade de saída deste efectivo policial do local, devido à falta de condições essenciais ao desempenho das suas funções, nomeadamente do âmbito estrutural do edifício e respectivas instalações, vimos por este meio apelar à vossa imperativa intervenção ( neste caso a Junta de Freguesia que é a entidade que tem a seu cargo a responsabilidade da manutenção do edifico ), com via à sua continuidade no local.

Relembrar ainda o constrangimento de todos os cidadãos de Gondomar, que quando inquiridos para serem ouvidos na respectiva esquadra em Rio Tinto, deixaram de o poder fazer, obrigando-os a deslocar-se a um outro concelho (Maia).

Reforçamos junto das outras entidades que interferiram e colaborem se possível, junto da Junta de freguesia de Rio Tinto, no sentido que a mesma leve a bom termo o que é necessário para a manutenção deste efectivo policial, para bem de todos os cidadãos de Gondomar, em particular os de Rio Tinto.

O nosso agradecimento pelo apoio.

Cidadãos De Rio Tinto

Esta petição foi criada em 15 Agosto 2021