Preservação da Ribeira de Caparide - Monte da Cabeça Gorda - Murtal – Cascais
Para: Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais Exmº Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Cascais Exmº Senhor Presidente da Junta de Freguesia do Estoril Exmº Senhor Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana
Vêm os signatários chamar a atenção para o terreno situado no Murtal (S. Domingos de Rana - Cascais), com a área de cerca de 8 HA, limitando a nascente pela Estrada Parede - Livramento e a poente pela Ribeira de Caparide, na matriz predial rústica sob o artigo 3.255 classificado como REN e como RAN, é parte importante da zona denominada "Vale de Caparide". E requerem á Câmara Municipal de Cascais:
1. - Que tome as medidas adequadas para a salvaguardar das características que levaram á classificação do referido terreno como REN e como RAN:
2. – A manutenção em bom estado de conservação do conjunto edificado aí existente (aqueduto, poço, tanques e muros em pedra, tudo datável do séc. XVIII / XIX), bem como a classificação de tal o conjunto edificado como de interesse público:
3. – Que referido terreno que se tornou hoje, infelizmente num local de descargas de detritos a céu aberto, seja limpo e mantido de acordo com as regras ambientais:
4. – Que parte da Ribeira de Caparide confinante com o referido terreno, incluindo respetivas margens, sejam igualmente mantidas para que a fauna e flora próprias da região possam desenvolver-se aí e serem usufruídas pela população.
O restauro que vem sendo feito da parte rústica da Quinta dos Chainhos, fronteira ao terreno aqui em causa e de que fez parte noutros tempos, mostra bem o que de bom pode acontecer quando se devolve á natureza o que lhe pertence, com vantagens para todos, sobretudo os moradores na região e com o impacto muito positivo no índice de felicidade destes moradores. Tudo em alternativa a projetos imobiliários que descaracterizam a região e prejudicariam o ambiente.