A Ericeira precisa de médicos !

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mafra; Exmo. Sr. Diretor Executivo ACES Oeste Sul

Na qualidade de Residentes da Ericeira vimos por este meio e de forma oficial, manifestar a nossa severa preocupação pela falta de médicos no Centro de Saúde da Ericeira e arredores. Esta alocação básica de cuidados médicos para a comunidade já não tem recursos suficientes há muito tempo, tempo esse têm dito consequências nefastas para a saúde da população local e que atingiu agora o ponto de ruptura: não há médicos nem enfermeiros nas instalações.

Isso levou a:
- Impossibilidade de agendamento de consultas colocando em risco a saúde da comunidade, em especial em casos de urgência como grávidas, bebés, crianças e idosos sem qualquer acompanhamento.
- Suspensão das vacinações de rotina incluindo o Programa Nacional de Vacinação básico.
- Cancelamento de todos os compromissos agendados para o futuro previsível. Isso é preocupante para toda a comunidade, mas principalmente e como mencionado anteriormente, para os idosos, mulheres grávidas e crianças pequenas, cujas consultas regulares do centro de saúde são fundamentais para o seu bem-estar e segurança.
- Numa lista de mais de 4000 utentes à espera de um médico de família, alguns dos quais registados no Centro de Saúde há mais 5 anos.

Com casos diários de utentes que são mandados embora do Centro de Saúde, não deixando outra escolha se não recorrer ás urgências dos hospitais públicos locais. Isso é indesejável em qualquer momento, mas extremamente inseguro durante uma pandemia global. A tensão nas enfermarias de hospitais próximos, incluindo Torres Vedras e Loures, é clara.

Imploramos à Câmara Municipal de Mafra que dê prioridade a esta questão e atribua de forma imediata médicos e enfermeiros ao Centro de Saúde da Ericeira.

Como mostram os dados do censo recente, a Ericeira está a crescer exponencialmente, sendo Mafra o segundo classificado nacional no ranking de crescimento populacional nos últimos 10 anos, e é da responsabilidade da Câmara garantir que os serviços públicos de saúde locais acompanhem esse crescimento e tenham os recursos adequados.

Esta deve ser uma prioridade nas próximas eleições e nós, eleitores, iremos votar de acordo no partido que protege a nossa saúde e bem-estar.

Esta petição foi criada em 03 Agosto 2021