Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela criação de uma micro-reserva no Bosque das Quintãs (Paços de Ferreira)

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Humberto Brito, Ex.mo Senhor Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Paulo Ferreira

Nós, os abaixo-assinados, vimos apelar para a criação de uma micro-reserva no Bosque das Quintãs.

As intervenções que têm vindo a ser feitas naquele local desde Junho deste ano representam uma séria ameaça para a conservação das espécies que lá vivem e denotam falta de conhecimento na manutenção de uma área com aquelas características.

Tendo em consideração a riqueza de espécies ali existentes, várias delas protegidas por lei, apelamos para que parem de imediato as intervenções e consultem biólogos que possam orientar os técnicos da Câmara quanto à melhor forma de preservar o local, mantendo ao mesmo tempo a possibilidade de este ser usufruído pela população.

Podemos desde já adiantar algumas medidas que nos parecem apropriadas, mas que devem ser confirmadas por especialistas/biólogos:

- O trilho deve manter-se semelhante ao que sempre foi, sem alargamento da via.
- O trilho deverá continuar a existir apenas num dos lados do riacho.
- A vegetação ripícola nas margens do riacho deve ser preservada (ao contrário da manutenção devastadora que tem sido feita).
- As árvores que se encontram no meio do caminho devem ser preservadas.
- A madeira morta deve ser mantida no local.
- Os desportos (corrida, bicicleta, skate ou outros) não devem ser permitidos, ficando a área reservada apenas para caminhadas.
- Os animais de estimação só devem poder circular na presença dos donos e presos com trela.
- Deve ser colocada sinalética informativa e de sensibilização à população em vários pontos do Bosque.

Lembramos a Directiva 92/43/CEE do Conselho de 21 de Maio de 1992, relativa à preservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens, que foi transposta para o direito interno de Portugal pelo Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril.

Sublinhamos mais uma vez que este espaço é um tesouro de valor ambiental incalculável, que trará benefícios a longo prazo para o município e que deve ser protegido da falta de conhecimento e insensibilidade dos responsáveis e dos futuros utentes.

O que propomos:
Os peticionários defendem que se converta o espaço numa micro-reserva, preservando assim uma área de elevado interesse ambiental.

O que pedimos:
A reapreciação do espaço em causa e a consulta de biólogos que orientem os técnicos do Município para a manutenção adequada do espaço.


Os proponentes (Grupo Reconecta):
Ângela Silva
Daniel Machado Neto
Fedra Santos
Francisco Leal
Isabel Nogueira
João Santos
José Nogueira
Rui Santos



Qual a sua opinião?

Pela criação de uma micro-reserva no Bosque das Quintãs (Paços de Ferreira), para Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Humberto Brito, Ex.mo Senhor Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Paulo Ferreira foi criada por: Grupo Reconecta.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
415 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.