Por o nome de Basílio Horta no Mini-Hospital de Sintra

Para: Ao Primeiro Ministro de Portugal

MINI-HOSPITAL BASÍLIO HORTA

Atendendo a que Sintra, o segundo concelho com mais população do país, tem cerca de 400.000 habitantes e o Hospital proposto por Basílio Horta tem apenas 60 camas, os abaixo assinados, começam esta Petição Pública lançada a nível nacional, por propor que a designação seja Micro-Hospital e nunca Hospital. Para ser um Hospital a sério tinha que ter no mínimo 7 ou 8 vezes mais camas, e os serviços normais de um Hospital normal. Um hospital de “pequenas cirurgias”, não é mais do que uma pequena cirurgia na operação grave e de urgência de que a saúde do concelho de Sintra necessita.
Acresce a agravante deste Mini-Hospital, por acção de Basílio Horta contra os interesses dos munícipes de Sintra, ser pago pelo Município e não pelo Estado, como normalmente se passa com todos os outros Hospitais do país. Assim, os sintrenses pagam esta obra duas vezes. Os sintrenses pagam o que os outros concelhos não pagam e ainda ficam mal servidos.
Se este Mini-Hospital for construído, Sintra nunca mais terá um Hospital à altura das suas necessidades. O que Basílio Horta arranjou com estas negociatas políticas foi uma enorme traição às legitimas aspirações dos sintrenses. Na realidade, quem pode lucrar com esta manobra, nunca serão os sintrenses, mas sim as pessoas ligadas à Universidade privada que agora se anuncia para “funcionar” neste estranho Hospital que os sintrenses irão pagar.
Assim sendo, os abaixo assinados, propõem que a este bizarro hospital, se algum dia chegar a ser construído, seja dado o nome de Hospital Basílio Horta, para que ao longo dos anos, nunca seja esquecido o nome de quem traiu e enganou os sintrenses.

Esta petição foi criada em 22 julho 2021