Pela segurança dos utilizadores da Rua da Costa Alta na ilha do Pico

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Madalena do Pico

Os problemas de segurança na Rua da Costa Alta, com aproximadamente 7 quilómetros entre a Madalena e o Aeroporto, na ilha do Pico, começaram há um tempo que não sabemos precisar, aquando da colocação de um tapete de asfalto, que até então era um troço em terra batida. A colocação desse tapete de asfalto veio criar uma autêntica via rápida para a ligação Madalena - Aeroporto do Pico, desprovida de sinalização, de dispositivos redutores da velocidade ou fiscalização. A excessiva velocidade com que alguns carros , essencialmente carros de rent a car (conduzidos pelos próprios funcionários) e de serviços de transporte de turistas que chegam ao aeroporto da Ilha do Pico, transitavam na Rua da Costa Alta, é assunto diário entre a comunidade de habitantes do sitio do Cais Mourato.

A 28 de abril de 2019 foi efetuado um alerta escrito e direcionado à Câmara Municipal da Madalena, do qual não se obteve qualquer resposta. Na ausência desta, voltamos a insistir a 07 de Maio de 2019, novamente sem resposta.
No dia 19 de Junho de 2021, faleceu Miguel João Subidet Morna Freitas de 64 anos, vitima de um brutal acidente de viação, exatamente no cruzamento da Rua da Costa Alta e com uma viatura conduzida por um funcionário de uma rent-a-car. Outros acidentes graves e mortes, têm ocorrido nesta via. Este não foi um caso isolado.
Já após esta data, foi feita nova tentativa formal de contacto com esta Câmara Municipal, novamente e frustrantemente sem resposta.

Em memória do Miguel João, e pela segurança de todos, não podemos aceitar que esta tragédia volte a acontecer, pelo que exigimos que seja colocada sinalização vertical em toda a Rua da Costa Alta, com mais de 7 km sem qualquer sinalização, assim como sejam colocadas passadeiras e lombas de redução de velocidade junto às localidades, e efetuadas operações de fiscalização regulares.

Esta petição foi criada em 18 julho 2021