Não ao parque de rebocados da EMEL no centro do Lumiar!

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar

Aquando da elaboração do projeto do eixo Norte-Sul estimava-se que o mesmo tivesse “um tráfego médio diário anual” superior a 100.000 veículos por dia o que, por si só, implicaria a degradação da qualidade do ar e um impacto negativo ao nível da poluição sonora, sendo por isso crucial a implementação de medidas que diminuíssem esses impactos.

Desde há vários anos que, no plano inferior ao eixo Norte-Sul, junto à Universidade da Terceira Idade do Lumiar, existia um espaço com cerca de 250m de comprimento, a aguardar requalificação por parte das entidades competentes e que, presumivelmente, seria destinado a espaços verdes e/ou a um parque desportivo /intergeracional. Esta conclusão era reforçada pelo facto de a área contígua ter sido objeto de requalificação no âmbito do projeto “Uma praça em cada bairro” e de estarem a ser construídos, na zona envolvente, novos edifícios habitacionais e residências universitárias.

O aproveitamento deste espaço em prol da população seria assim uma opção natural, permitindo uma nova dinâmica no centro do Lumiar.

Porém, uma vez mais, numa área já tão fustigada pela poluição e, simultaneamente, carecida de espaços verdes, desportivos e de lazer, as entidades públicas decidiram, à revelia e contra os interesses da população, construir o Parque de carros rebocados da EMEL, numa obra com um custo superior a 3 milhões de Euros.

O centro da freguesia do Lumiar irá assim servir de depósito não apenas dos carros que pontualmente estejam mal estacionados em todo o concelho de Lisboa, como igualmente dos carros que se encontrem abandonados pelos respetivos proprietários, que ficarão, de forma permanente, esquecidos no centro da freguesia.

Resultado: o centro da freguesia do Lumiar terá ainda mais poluição do ar, mais tráfego automóvel e mais ruído.

Face ao exposto, solicitam os peticionários que:

1 O espaço no plano inferior ao eixo Norte-Sul, junto à Azinhaga da Cidade (Lumiar), ao invés de ser destinado a um parque de carros rebocados da EMEL, seja destinado a espaços verdes, associativos, desportivos e de lazer.

2 Que a população e as associações da freguesia sejam envolvidas no processo de requalificação deste espaço, sendo estimuladas a contribuir com sugestões de requalificação do mesmo.

3 Que sejam instalados, de forma permanente, instrumentos de medição do ar e do ruído no centro da freguesia do Lumiar.

Por um centro do Lumiar com espaços verdes, associativos, desportivos e de lazer! Contra o parque de carros rebocados da EMEL!

Esta petição foi criada em 16 Julho 2021