Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Realização Testes Covid PCR saliva em crianças

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mos Senhores/as Deputados/as, Ex.mo Senhor Primeiro-Ministro, Ex.ma Senhora Ministra da Saúde, Ex.mo Senhor Ministro das Finanças, Ex.ma Senhora Directora-Geral da Saúde

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República
Ex.mos Senhores/as Deputados/as
Ex.mo Senhor Primeiro-Ministro
Ex.ma Senhora Ministra da Saúde
Ex.mo Senhor Ministro das Finanças
Ex.ma Senhora Directora-Geral da Saúde

Os testes PCR saliva existem no mercado há mais de dois meses e já são realizados a título particular.
No entanto, quando as autoridades de saúde determinam a testagem para contactos de alto risco, os testes realizados são os PCR através da colheita do exsudado da nasofaringe.

Ora, é elevada a percentagem de crianças que resistem à colheita de amostra e qualquer mãe ou pai que acompanhe o/a filho/a neste procedimento tem consciência do que custa, às crianças e aos próprios (por assistirem) e do sofrimento impingido. Em muitos casos a criança tem de ser agarrada de modo a poder colher-se a amostra.
Neste sentido, urge actualizar a Orientação 015/2020 da Direcção-Geral da Saúde, em particular os pontos 10 e 11, de modo a estabelecer como regra a recolha de amostra em idade pediátrica através de teste PCR saliva, devendo o Governo celebrar os devidos acordos com as entidades prestadoras para que os custos com a realização destes testes em crianças seja suportado pelo orçamento do Ministério da Saúde, da mesma forma como são suportados os custos com os acordos para a realização de testes PCR através da colheita do exsudado da nasofaringe e agora também os testes antigénio.
Se é imperativo que se continue a testar para travar o contágio e a propagação do vírus SARS-CoV-2 na sociedade, não se pode descurar o sofrimento provocado às crianças com o tipo de teste. E existindo um tipo de teste que provoca menos sofrimento e que se mostra igualmente fidedigno, deverá o Estado promover este teste em idade pediátrica.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
142 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.