Abertura de segundo ciclo (5º e 6º ano) na escola Almeida Garrett

Para: Presidente da câmara municipal de Vila Nova de Gaia, Presidente da junta de freguesia de Mafamude, Diretor da escola secundária Almeida Garrett

Exmos. senhores,

Presidente da câmara municipal de Vila Nova de Gaia, Prof. Eduardo Vítor Rodrigues
Presidente da junta de freguesia de Mafamude, Dr. João Paulo Correia
Diretor da escola secundária Almeida Garrett, Dr.. Paulo Mota

Venho por este meio apresentar petição com o objetivo de que sejam abertas oito turmas de segundo ciclo na escola secundária Almeida Garrett (quatro turmas para o 5º ano letivo e igual número para o 6º ano letivo).
Distam desta escola secundária, em linha reta:

E.B. de Pedras: dista 600 metros da escola secundária Almeida Garrett
E. B. Joaquim Nicolau de Almeida: dista 200 metros da escola secundária Almeida Garrett

Como se pode constatar, estas escolas do primeiro ciclo do ensino básico situam-se pertíssimo da escola secundária em causa. No entanto, estas escolas possuem uma distância muitíssimo superior às escolas do seu respetivo agrupamento onde é lecionado o segundo ciclo do ensino básico, nomeadamente, em linha reta:

E.B. de Pedras: dista 1200 metros da escola básica 2/3 de Santa Marinha (ou seja, dista duas vezes mais comparativamente com a escola secundária Almeida Garrett)
E. B. Joaquim Nicolau de Almeida: dista 1600 metros da escola básica 2/3 Soares dos Reis (ou seja, dista oito vezes mais comparativamente com a escola secundária Almeida Garrett)

Para além da significativa maior distância, é fundamental referir que o percurso pedonal das escolas do primeiro ciclo, para as do segundo ciclo envolve um enormíssimo declive, bastante acentuado.
Existem muitos pais que possuem mais do que um filho, em que um dos filhos se encontram a estudar no primeiro ciclo e o outro filho no segundo ciclo. Estes pais são forçados a um enorme esforço para se desdobrarem em deslocações para locais extremos, sendo que a escola secundária Almeida Garrett poderia perfeitamente suprir estas necessidades.
Cada uma destas duas escolas do ensino básico possui duas turmas referentes ao 4º ano letivo, pelo que potencialmente oito turmas de segundo ciclo (metade das quais para o 5º ano e a outra metade para o 6º ano) serviriam para suprimir as necessidades.
O que é requirido nesta petição:

i) É criado o agrupamento Almeida Garrett
ii) E.B. de Pedras deixa de pertencer ao Agrupamento António Sérgio e passa a pertencer ao agrupamento Almeida Garrett
iii) E. B. Joaquim Nicolau de Almeida deixa de pertencer ao Agrupamento Soares dos Reis e passa a pertencer ao agrupamento Almeida Garrett
iv) A escola secundária Almeida Garrett passa a designar-se "Escola Básica e Secundária Almeida Garrett"
v) São criadas turmas de segundo ciclo em quantidade suficiente para absorver os alunos que transitam do 4º para o 5º ano de escolaridade, provenientes das escolas básicas de Pedras e de Joaquim Nicolau de Almeida (cada uma destas duas escolas possui duas turmas de 4º ano de escolaridade, portanto um total de quatro turmas para o 5º ano seriam necessárias como mínimo).

Preferencialmente que estes pontos estejam já todos em funcionamento e operacionais para o ano letivo 2022/2023 (uma vez que o próximo ano letivo já não vai a tempo).
Idealmente, havendo condições e espaço, deverá ser criada uma turma adicional em cada ano letivo do segundo ciclo (5º e 6º ano) para alunos provenientes de outras escolas básicas do primeiro ciclo que por qualquer motivo se pretendam matricular no segundo ciclo da escola secundária Almeida Garrett (por exemplo, cujos pais trabalhem nas imediações do bairro do Liceu).

Com os melhores cumprimentos,
O autor da petição - Marco Viegas Araújo