Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reabilitação da Rua Frei Fortunato (Alargamento de estacionamento e requalificação dos prédios devolutos)

Para: Senhor Presidente Paulo Inácio da Câmara Municipal de Alcobaça; Exmo. Senhores e Senhoras da Assembleia Municipal de Alcobaça

Exmo. Senhor Presidente Paulo Inácio da Câmara Municipal de Alcobaça,

Exmo. Senhores e Senhoras da Assembleia Municipal de Alcobaça,

Exmos. Senhores e Senhoras do Departamento de Proteção Civil de Alcobaça

Vimos por este meio entregar a presente petição que decorre de uma necessidade urgente em encontrar uma resposta para a falta de alternativas de estacionamento que se verifica na Rua Frei Fortunato em Alcobaça, e o estado degradante em que se encontram alguns prédios devolutos, que comprometem a segurança dos cidadãos que circulam no passeio público (residentes e não residentes) e até mesmo a saúde pública.

Esta é uma rua histórica da cidade de Alcobaça que, infelizmente, face à existência de outras vias mais requisitadas e recentes, tem sido deixada a um certo abandono. É certo que cabe aos cidadãos o dever cívico de contribuir para a preservação do património, mas neste caso concreto, o avolumar da ruína de alguns prédios devolutos em que se tem verificado a queda de pedaços da fachada e respetivos vidros, tendo já por algumas vezes caído em cima de crianças e familiares quando passavam nos passeios (felizmente sem gravidade), ultrapassa a nossa competência e evidencia inequivocamente a presença de um problema real de segurança dos cidadãos que urge uma solução.
A Proteção Civil já atuou num desses prédios, colocando uma fita isoladora a fim de alertar os cidadãos, mas volvidos alguns meses, essa fita permanece e o problema também, e perguntamos, considera-se isso uma resolução? Estes prédios encontram-se devolutos, alguns já sem portas nem janelas, com lixo acumulado e vegetação no seu interior, tendo provocado já pequenos incêndios, para além do uso indevido de pessoas estranhas à vizinhança ou mesmo o aparecimento de ratazanas, (permita-se a expressão "do tamanho de coelhos"), entre outras coisas que poderíamos descrever, colocando em causa uma vivência harmoniosa e segura nesta rua.
Além disso, sendo uma rua muito movimentada, de acesso à entrada/saída de Alcobaça no sentido Nazaré, onde é necessário a utilização correta dos passeios pelos peões, esta fica muitas vezes comprometida pelo estado pouco salubre dos prédios em questão e dos próprios passeios que em alguns percursos não existem ou não se apresentam condignamente.

Sensibilizamos também para a falta de estacionamento existente nesta rua, na qual os moradores têm de estacionar as suas viaturas em cima dos passeios ou nas bermas, prejudicando a utilização por parte dos cidadãos e toda uma circulação normal da via.

Nesse sentido, solicitávamos uma ação que possa reabilitar a Rua Frei Fortunato e possibilitar a criação ou melhoria dos espaços de estacionamento nas áreas possíveis, eventualmente através da utilização destes prédios devolutos ou, talvez aproveitando o projeto de Requalificação do Rio Alcoa, na margem oposta (antigo mercado semanal da segunda feira), fazendo uso de uma eventual ponte de comunicação para melhorar os acessos.
Lembrar que face às obras requalificação que está a ocorrer na zona da feira e Mercoalcobaça, esta rua tem sido mais frequentada pelos cidadãos e, todos aqueles que vêm da Nazaré com destino ao centro histórico, passam por aqui. Será a partir desta imagem (prédios devolutos em ruína, passeios pouco condignos, carros estacionados nos passeios, inviabilizando o normal tráfego rodoviário) o cartão de visita que queremos dar aos turistas que visitam Alcobaça, “terra de paixão”?

Será esta a imagem que queremos dar de uma rua histórica de Alcobaça que outrora era uma das mais importantes e frequentadas de Alcobaça?

Será este o respeito que queremos dar ao ainda elevado número de cidadãos que residem nesta rua, maioritariamente jovem e que, pelas razões já citadas veêm a sua normal comodidade comprometida?

E será que deveremos esperar que uma qualquer tragédia aconteça para depois sim, aí agirmos em conformidade?

Esta petição não tem a pretensão de provocar, atacar ou culpabilizar alguém mas apenas apelar para uma realidade presente e procurar através dela uma intervenção rápida para o proveito de todos os cidadãos e para a própria cidade de Alcobaça, no qual estamos dispostos a colaborar.
Agradecendo desde já a atenção dos exmos. senhores/as para esta realidade e desejando a intervenção rápida na situação relatada.


Atentamente,
Os Moradores e utentes da Rua Frei Fortunato.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
126 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.