Revisão dos horários de Centros Comerciais

Para: Todos os funcionários de Centros Comerciais de Portugal

Exmo. Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues

Serve a presente petição para pedir uma revisão ao licenciamento dos horários de Centros Comerciais a nível nacional.

A proposta seria de um horário de 10:00 às 22:00, semelhante à vizinha Espanha.

De momento, contamos com um período de funcionamento licenciado exageradamente alargado, principalmente ao final do dia (até às 00:00 em grande parte dos casos), sendo assim o único país na Europa onde tal acontece. Tais horários são uma das principais causas de redução de qualidade de vida dos trabalhadores dos mesmos, que muitas das vezes têm dificuldade em voltar às suas residências por falta de transportes.
Para além disso, a Pandemia veio provar que tais horários nem são necessários, pois os estabelecimentos conseguem manter a sua faturação num horário mais reduzido, e ao mesmo tempo poupar com gastos de electricidade e pagamento de horas noturnas.

Seria uma alteração em que todos iriam beneficiar, tanto funcionários como empresas, e uma melhora substancial na qualidade de vida da população e uma mudança cultural e mental bastante importante para o nosso país.

Apelamos ao vosso bom senso para que se comece finalmente a pensar numa mudança, que a nosso ver, há muito que é necessária.

O subscritor,
André Filipe Gomes Garcia