Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

NÃO À DEMOLIÇÃO DA ESTAÇÃO DE ALCÁÇOVAS

Para: Governo de Portugal, Assembleia da República, II - Infraestruturas de Portugal SA

A Estação de Alcáçovas, apesar de estar situada no concelho de Évora, é uma infra-estrutura da Linha do Alentejo, que serve a Freguesia das Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

Esta é uma estação centenária, que tem como origem no troço entre Vendas Novas e Beja, a qual passou a estar operacional no primeiro semestre de 1864.

Em 1934, foi sujeita a obras de melhoria, adaptadas às circunstâncias da época.
 
Segundo informações recentes a IP - Infraestruturas de Portugal SA quer demolir as estações ferroviárias do Alvito e Alcáçovas.

A empresa alega que os edifícios estão “em adiantado estado de degradação e não têm condições de habitabilidade. A modernização da Linha do Alentejo entre Casa Branca e Beja, prevista no Programa Nacional de Investimentos 2030 PNI 2030, inclui a demolição total das estações de Alvito e Alcáçovas, sendo estas substituídas por um abrigo em cimento. A Infraestruturas de Portugal (IP) diz que para esta decisão teve em conta o facto dos edifícios “não serem necessários para a exploração ferroviária, nem para instalações técnicas nem para o operador ferroviário [CP]”.

Destruir um edifício centenário como a Estação das Alcáçovas, visto poder vir a ter outras utilizações, é um verdadeiro erro que não se pode aceitar.

O objetivo desta petição é impedir que a IP - Infraestruturas de Portugal SA, ou outra entidade pública que a venha a substituir, destrua ou adultere este edifício centenário, mas que lhe permita uma nova e condigna utilização.

O primeiro subscritor
António Francisco Costa da Silva.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
235 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.