"Devolver o comboio às populações"
Para: Exmo. Sr. Ministro das Infraestruturas e da Habitação e Exmo. Sr. Presidente da CP - Comboios de Portugal
Há cerca de uma década que as populações do Litoral Alentejano têm vindo a sofrer as consequências da suspensão dos comboios regional e inter-regional de transporte ferroviário.
Com a decisão de encerramento deste serviço, foi interrompida uma ligação ferroviária secular, provocando consequências incontornáveis às populações que tinham como destino ou origem nas estações ou apeadeiros de Setúbal, Setúbal-Quebedo, Praias Sado, Mouriscas Sado, Monte Novo - Palma, Alcácer do Sal, Grândola, Canal Caveira, Azinheira dos Barros, Lousal, Ermidas, Alvalade, Funcheira, Amoreiras - Odemira, Luzianes, Santa Clara - Sabóia, Pereiras, S. Marcos, Messines e Tunes.
Anteriormente, em janeiro de 1990, já o troço que servia Sines tinha sido desativado no serviço de transporte de passageiros, tomando de surpresa autarquias e populações.
A reposição da ferrovia regional e inter-regional é um imperativo urgente para as populações do Litoral Alentejano e é uma exigência de elementar justiça no que diz respeito à melhoria e à oferta de transportes, progredindo-se dessa forma, mais e melhor na mobilidade neste território.
Perante esta realidade, os utentes exigem:
- A urgente retoma do serviço regional e inter-regional de transporte ferroviário no Litoral Alentejano e Distrito de Setúbal;
- Retomar o serviço regional de passageiros com paragem em Alcácer do Sal;
- Retomar o serviço regional de passageiros entre Ermidas-Sado e Sines;
- Promover a colocação de comboio de passageiros em Luzianes-Gare, Amoreiras-Gare e Pereiras-Gare;
- Promover a reabilitação de estações existentes nas linhas a reativar e construção de nova estação em Sines, como interface intermodal para o transporte público;
- Adequar a articulação do transporte ferroviário e dos horários dos serviços Intercidades com as necessidades das populações e dos utentes, incluindo a consideração das deslocações pendulares.