Alteração de Horário de Funcionamento dos Centros Comerciais

Para: Órgãos do Governo

Vem, esta petição, apelar a um novo horário, a longo prazo, para todos os Centros Comerciais de Portugal.

Ao decorrer deste último ano, percebe-se que, havendo uma reestruturação de horário, nada invalida a compra por parte dos visitantes. Realmente, cada vez mais, as pessoas vão a Centros Comerciais por necessidade, quando precisam de algo em concreto, fazendo-o de forma rápida e eficaz. E nós, lojistas, temos acompanhado os nossos clientes e toda essa realidade.

Percebe-se, hoje mais do que nunca, que as famílias apreciam o seu tempo juntas, tal como nós, lojistas. E é disso que falamos: de tempo e... de saúde!

Felizmente, a forma como hoje encaramos o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal tem vindo a mudar. E é disto que se trata esta petição: uma tentativa de melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias. Ainda para mais, tendo em conta que os Centros Comerciais prestam serviços de comodidade que, muitas das vezes, não são imprescindíveis a nível social - relembremo-nos dos horários das Lojas do Cidadão ou de um Centro de Saúde.

Desta forma, apenas solicitando um pouco mais de tempo e harmonia com as nossas famílias, propomos a reestruturação para um horário permanente:

Segunda a Sexta-feira: Abertura – 9h00; Fecho – 21h00
Sábado, Domingo e Feriados: Abertura – 9h00; Fecho – 21h00

É algo que seria muito benéfico para os colaboradores das grandes superfícies comerciais e que, certamente, rejuvenesceria muitos deles. Lembrando que esta situação não comprometeria o emprego de ninguém, as pessoas manteriam os seus trabalhos uma vez que os estabelecimentos abririam mais cedo.

Sempre valorizando os horários dos clientes e as suas necessidades, mas apelando também à saúde mental - porque é disto que estamos realmente a falar - de todos os colaboradores.

Esta petição foi criada em 12 maio 2021