Petição de desagrado com a Federação Portuguesa de Bilhar

Para: Instituto Português do Desporto e Juventude

Ex.mo Sr. Presidente do do Instituto Português do Desporto e Juventude, manifestamos desta forma a nossa indignação face à forma pouco transparente, sem critério e completamente alheada da realidade com que a Federação Portuguesa de Bilhar se propôs terminar a época 2020/2021.

É de conhecimento de todos, que os clubes e associações, associados da F.P.B., estão a viver os momentos mais dramáticos desde a sua existência, as sedes tiveram fechadas uma grande parte do tempo no último ano e meio, e quando não estiveram fechadas, trabalhavam a 30%, além das restrições impostas pela DGS, as pessoas com medo, não frequentavam as sedes conforme era habitual, não entrando assim verbas suficientes para que os clubes possam sobreviver.

Na época 2019/2020 os clubes ficaram sem o dinheiro das inscrições, a F.P.B. não deu os habituais prémios aos clubes que por mérito o ganhavam, além disso, não gastou a avultada verba em hotéis para acondicionar os atletas e equipas que chegam ás fases finais, certo é que, esse dinheiro nunca foi devolvido ou creditado nas contas dos clubes, tendo a F.P.B. amealhado uma avultada quantia em dinheiro.

Na época 2020/2021, voltamos a inscrever as nossas equipas, fizeram-se duas ou três jornadas e a época parou, a F.P.B. a única coisa em que pensa, é na formo em como pode ficar com o dinheiro dos clubes manipulando tudo e todos para atingir os seus objetivos.
Falo por experiência própria e com conhecimento de causa, pois ao contrário da F.P.B., eu falei com muitos clubes, e 95% dos clubes, não querem que as provas recomecem, digo mais, 95% dos clubes sentem-se extorquidos pela F.P.B., é impensável querer fazer as provas, quando as mesmas estavam no prazo de terminar, nunca jogamos provas da FPB nos meses de junho, julho e Setembro, quando a época desportiva tem inicio no inicio do mês de outubro.

Custa dizer, e é vergonhoso, mas é verdade, dava jeito à Federação Portuguesa de Bilhar muitos confinamentos, pois no meio disto tudo, foi a única a tirar proveitos, se houve alguém que teve lucro com a pandemia, foi a Federação Portuguesa de Bilhar.

Sr. Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, o artigo 1º dos estatutos diz que a F.P.B. foi constituída em 28 de julho de 1993, sob a forma de associação sem fins lucrativos. Convido o Sr. a analisar bem o artigo 3º dos estatutos, (A Federação Portuguesa de Bilhar prossegue, nomeadamente. os seguintes fins). (Promover o Bilhar), não achamos que isto seja promover o Bilhar, (Difundir e fazer respeitar as regras do bilhar), também não, a F.P.B. não cumpre, nem faz cumprir as regras, (Estimular a constituição e apoiar o funcionamento de clubes e agrupamentos de clubes), onde está o estímulo aos clubes, que apoio dá a F.P.B. aos clubes e associações, ou seja, a Direção da F.P.B. não cumpre os estatutos, em vez de ajudar os clubes, está a fazer com que todos fechem as portas, todos menos a F.P.B. que foi a única a ganhar com o Covid-19, é caso para dizer que há males que vêm por bem.

Como é possível a direção da Federação Portuguesa de Bilhar, saber que tem 95% dos clubes e associações contra as suas decisões, e mesmo assim quer fazer o que mais ninguém quer, a FPB não ouve os clubes e associações, é a lei do quero posso e mando.

Assim, e para bem do Bilhar, proponho o seguinte:

1. Que seja dê por terminada a época 2020/2021;
2. Que sejam creditadas nas contas dos clubes, a totalidade das verbas gastas pelos clubes nas inscrições de equipas, licenças desportivas e inscrição dos atletas nas provas individuais.

Com os melhores cumprimentos

Esta petição foi criada em 30 Abril 2021