NÃO à construção da Subestação de tração de Runa, junto da malha urbana e na zona arqueológica do Penedo.

Para: Infraestruturas de Portugal

A modernização da Linha do Oeste, é uma realidade, em que a população de Runa se regozija.

Lamentavelmente está a ser projectada para Runa uma Subestação de tração da Linha do Oeste, onde os Runenses não tiveram oportunidade de dar a sua opinião conforme a lei obriga.
Existindo outras alternativas, e que já foram apresentadas, os Runenses não poderão deixar este legado para gerações futuras, e desta forma deixarmos um “mono industrial” que está a ser projectado para Runa, do lado da malha urbana, já dentro da área arqueológica do Penedo.

A população de Runa continua a não aceitar, que lhe seja construída mesmo à porta uma central de muito alta tensão (MAT), e quer tomar medidas de forma que esta Subestação que está a ser projectada não seja ali construída.

A população de Runa aplaude e enaltece a deslocação do apeadeiro, para o outro lado do rio junto do Parque Verde, e também a Passagem Superior que está a ser estudada para ser desde já construída, de forma a suprimir a Passagem de Nível.

Assim chamamos à atenção das entidades responsáveis (Infraestruturas de Portugal), se pensam manter a Subestação de tração na zona arqueológica, contem com a firme oposição do povo de Runa.

Runa 25 de Abril de 2021.

Esta petição foi criada em 29 abril 2021