Revogação da empreitada de arruamento em Aires Palmela

Para: Ex.mo. Presidente da Camara Municipal de Palmela

Ex.mo. Presidente,
Caros Cidadãos,

Chegou à atenção da população em geral o lançamento de um concurso publico para a empreitada de construção de um novo arruamento em Aires, Palmela.

O projeto pretende unir a rua Fundadores do Airense com a rua de Aljubarrota, prolongar ciclovias e passeios, acessibilidade e a criação de infra-estruturas por um preço base de 245 mil Euros. É referido ainda que o projeto visa melhorar a fluidez de circulação de trânsito rodoviário.

A população local e circundante não concorda com o idealizado pela entidade governamental e apresenta esta petição como demonstração de vontade.

Os interessados/assinantes gostariam de lembrar aos elementos da entidade governamental que:

- Não foram apresentados estudos que indiquem a necessidade de tal empreitada, estamos portanto a falar de uma obra que para além de desnecessária, não é do agrado dos residentes locais.
- A empreitada irá efectivamente aumentar o trânsito rodoviário numa zona residencial e a 180m de uma escola;
- Irá ser destruída uma área verde que embora não organizada é um espaço que alberga um número significativo de oliveiras e respectiva fauna característica da zona;
- O Plano Geral de Urbanização de Aires data de 1994 e encontra-se completamente desactualizado, sendo necessária total reavaliação do plano. A rua que no plano faz sentido, presentemente não apresenta razão de existir uma vez que alternativas foram criadas em seu lugar;
- A empreitada irá reduzir espaço de lazer, que embora sem organização é utilizado para essa prática;
- O caracter residencial de Aires está a ser destruido. A existencia de espaços verdes, o reduzido trânsito automovel e o contacto com a natureza são algumas das caracteristicas que os habitantes da zona procuram e valorizam.
- Partes envolvidas cujas características de suas propriedades serão severamente afetadas, não foram notificadas de boa fé por parte do município.

Por outro lado:
- A zona carece de mais espaços verdes de lazer organizados;
- O acesso de trânsito à zona de Aires encontra-se extremamente degradado e com circulação perigosa de veículos pesados; (estrada da ETAR).
- As poucas áreas verdes existentes encontram-se degradas e ao abandono;
- O prolongamento das existentes ciclovias deveria conduzir a um espaço de lazer;
- Varias outras zonas do concelho necessitam de atenção, remodelação, etc.

Não existe absolutamente nenhum ganho para a população local em ter esta nova rodovia!

Esta petição pretende portanto o apoio da opinião pública de modo a que esta empreitada seja revista, analisada com detalhe e que as verbas a si destinadas possam ter melhor aplicação, como por exemplo um parque para atividades "outdoor".

Gratos pela atenção.

Esta petição foi criada em 29 abril 2021