Nós temos frio na escola: petição para a colocação de aquecimento nas salas de aula da Escola Básica 2/3 Roque Gameiro

Para: Ex.mo. Sr Presidente da Assembleia da Républica, Ex.mo. Sr Ministro das infraestruturas e da Habitação e Ex mo. Sr. Ministro da Educação

Ex.sr./sra. esta petição tem como objectivo a colocação de aquecimento nas salas de aula da Escola Básica 2/3 Roque Gameiro, na Amadora.

Nesta escola, construída no início da década de 70, em funcionamento há 45 anos, estão matriculados, no ano letivo de 2020/2021, cerca de 1020 alunos, e o ambiente escolar é bom.

Contudo, esta escola precisa urgentemente e prioritariamente de aquecimentos nas salas de aula, uma condição mínima para estudar sem adoecer. A idade dos edifícios contribui em muito para este ambiente austero. Fazem falta tantas coisas como cacifos, chão novo no interior, computadores e projetores novos, microondas, mais espaço interior para a realização de aulas de educação física, mais toldos no exterior entre os edifícios escolares (uma vez que a parte interior é apenas para docentes e não docentes circularem) ou até uma escola nova feita de raiz... no entanto, o aquecimento é imprescindível, pois é impossível aprender/ensinar a tremer de frio.

Incongruentemente em Portugal existem tantos edifícios públicos (Tribunais, Assembleia da República, Câmaras Municipais, Repartições, etc) com aquecimento/arrefecimento, onde existem exclusivamente adultos, e tão poucas escolas com os mesmos direitos. Está na altura de darmos voz às crianças, os direitos das crianças têm de sair do papel, afinal estamos num país da União Europeia onde este direito nem devia de ter de ser evocado.

Já tentámos várias vezes e por diferentes órgãos conseguir esta pequena, grande mudança na escola que irá fazer toda a diferença nos resultados escolares, mas sempre sem sucesso.

Por tudo isto pedimos apenas 1 minuto do seu tempo para tornar as salas de aula das crianças num ambiente seguro e confortável para a aprendizagem durante os dias mais frios de Inverno.

Obrigado pelo vosso tempo e por se juntarem a nós nesta causa, um grande bem-haja a todos.

Esta petição foi criada em 24 abril 2021