Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Preservação de Arribas entre Assenta e Cambelas

Para: Exmo. Senhor Presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira, Exmo. Senhor Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Exmo. Senhor Capitão do Porto de Cascais, Exmo. Senhor Diretor de Faróis

Obras de Requalificação, Sustentação e Proteção de Arribas entre Assenta e Cambelas

A faixa costeira entre Assenta e Cambelas caracteriza-se por arribas rochosas intercaladas por pequenas baías que se formam ao longo da costa, existindo ao longo desta zona o Porto da Assenta (Porto de Pesca Local), o Farol da Assenta (AN Cat. 2) e várias praias naturais, nomeadamente a Praia da Assenta Norte, a Praia da Assenta Sul, a Praia da Horta e a Praia de Cambelas, assim como praias de uso restrito, entre elas a Praia das Peças e a Praia do Baio.

A valorização da faixa costeira tem vindo a acontecer através de obras de requalificação, implementadas conforme o POOC - Plano de Ordenamento da Orla Costeira Alcobaça-Mafra e o atual POC-ACE - Programa da Orla Costeira entre Alcobaça e o Cabo Espichel, no entanto esta zona especifica tem sido esquecida e negligenciada, tendo-se verificado ao longo dos anos várias derrocadas que colocam em risco pessoas e bens, para além de toda uma cultura, vivencias e memórias das populações locais.

No seguimento das ultimas derrocadas e deslizamento de terras, que aconteceram este ano de 2021 no caminho para a Praia da Assenta Norte e também na arriba da Praia da Assenta Sul, afetando o miradouro, parque de estacionamento e estrada de acesso à mesma, e de modo a evitar que outros perigos aconteçam é necessário e urgente salvaguardar este património natural, dando inicio às obras de estabilização das arribas não só do porto de pesca mas também das praias adjacentes.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
335 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.