Pela Vacinação dos Assistentes Dentários - Profissionais de saúde oral.

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República Portuguesa
Dr. Eduardo Ferro Rodrigues

Os Assistentes Dentários são os profissionais que trabalham em parceria direta com o Médico Dentista.
Fazem a preparação de todos os instrumentos e materiais, de acordo com a especificidade da consulta e o método de trabalho do profissional com quem trabalham, que pode ir de um simples tratamento de cáries, à montagem de mesas cirúrgicas e instrumentação numa cirurgia.
Muitos deles já o fazem em ambiente hospitalar, com cirurgiões Maxilo Faciais e Estomatologistas.
São os responsáveis por garantir um ambiente asséptico a todos os que se sentam numa cadeira de Medicina Dentária, bem como asseguram a esterilização adequada de todos os instrumentos utilizados em consultas, garantindo assim, uma consulta segura a todos os pacientes.
Estando também em contacto direto com a cavidade oral, é com alguma apreensão que sabemos não estar incluídos na vacinação actual. A razão apresentada é, não sermos considerados profissionais de saúde. Não compreendemos como é possível não considerar uma pessoa que faz instrumentação numa cirurgia oral, profissional de saúde. Não compreendemos como, trabalhando numa das áreas de maior contágio, ficámos de fora do plano de vacinação.
Certo é, que juridicamente, estamos inseridas numa subcategoria dos trabalhadores administrativos, assistentes de consultório que não demonstra de todo, a ambiguidade das nossas funções. Somos bem mais específicos que isso. A falta de reconhecimento da categoria profissional é um entrave para esta e outras situações.

Vimos desta forma apelar à sua atenção para este assunto que nos parece pertinente, dado que existem muitos Assistentes Dentários preocupados com o facto, de todos os dias se encontrarem expostos a um possível contágio.

Gratos pela atenção dispensada

Esta petição foi criada em 13 abril 2021