Horta Comunitária em Barcelos

Para: Camara Municipal de Barcelos

Proposta de petição:

-Espaço urbano definido para a realização de uma
Horta Comunitária em Barcelos.

Vimos desta forma perguntar á cidade de Barcelos se concordam connosco quando dizemos que neste momento, mais do que nunca, é necessário lutar pela sustentabilidade das nossas ruas, pela possibilidade de podermos ser nós a criar o que é para nós, pela comida na mesa que ainda temos de comprar quando deveria ser um direito de todos.
Queremos propor um desafio, aos que concordam que precisamos de começar a fazer algo que sirva como mais uma empreitada para a evolução sustentável da nossa sociedade. Antes de mudar o mundo, começarmos a mudar a nossa rua.

A proposta:
Esta é uma petição para a aquisição de um espaço, perto do centro da cidade de Barcelos, onde será possível ter entre 100 a 150 espaços de 5x5 metros, ou se possível maiores, em terreno fértil, em zona de plantio, com o intuito de cada espaço poder ser alugado anualmente por uma quantia simbólica a todos os interessados em utilizar o espaço para plantio doméstico, chamemos lhe assim, e que estejam interessados em criar a sua própria fonte de alimento básico.
Queremos fazer deste um projeto de todos, por isso vos trazemos esta petição para que assinem, vocês, os que lutam pela sustentabilidade, os que querem a nossa sociedade mais ecológica, mais dinâmica e mais proativa no que toca á igualdade de direitos de todas as pessoas.
Claro, este é um projeto para quem não tem zona de plantio, pessoas que vivam em prédios ou moradias sem terreno de cultivo, e para os grupos de jovens que partilhem da nossa ideologia e que queiram integrar a terra como uma forma de sustento das suas vidas.
Pedimos aqui a ajuda da camara municipal, e queremos que este seja um projeto crescente com a organização de parcerias saudáveis entre os serviços locais como queremos que todos os cidadãos da nossa cidade participem ativamente neste projeto para que ele cresça e possam abrir cada vez mais espaços destes.
Vamos mudar a nossa Rua, talvez o exemplo mude o mundo que conhecemos! Certamente mudará, pelo menos aos nossos olhos, pois já não sendo pioneiros neste tipo de projetos, podemos conseguir mostrar que há sempre algo a melhorar e que vamos fazer por fazer de Barcelos uma cidade mais sustentável e ecológica!

Regras:

-Permitida a plantação de produtos para alimentação pessoal e familiar, como hortícolas, plantas de fruto de pequeno porte, aromáticas, ... não sendo permitido a plantação de árvores de fruto a menos que concordado com os responsáveis dos espaços vizinhos;
-Número máximo de 3 pessoas a trabalhar por secção ao mesmo tempo, sendo possível o aluguer do espaço por mais pessoas que definam em conjunto o que querem colocar no mesmo e como vão dividir os produtos finais;
-E permitida a realização de hortas verticais, depósitos de compostagem e sistemas manuais e sustentáveis de rega, como depósitos ou sistema gota a gota, painéis solares de escala não superior a 1x1m;
-é permitido apenas a utilização de compostos biológicos certificados ou composto obtido através de cascas e folhas, material orgânico sem produtos químicos associados…;
-aluguer anual de 100 euros, podendo ser dividido por várias pessoas do mesmo núcleo social e familiar (pagamento que servirá para a manutenção básica do espaço). É um direito a continuação do aluguer do espaço se o utilizador o pretender e cumprir com os requisitos de forma constante durante o 1º aluguer anual;
-Proibida a utilização de produtos químicos como fertilizantes químicos ou pesticidas e herbicidas, criando um sistema mais ecológico, utilizando apenas fertilizantes e compostos naturais;
-proibido o distúrbio do trabalho de quem se encontra nos espaços durante a sua presença no local;
-Proibida a recolha de produtos de espaços que não sejam do utilizador a menos que haja consenso entre os utilizadores dos 2 espaços;
-Apelamos ao bom senso e ao sentido de entre ajuda entre os utilizadores dos vários espaços na educação para as boas práticas hortícolas, como para a discussão de ideias para os espaços e para a sua melhoria;
-A rega dos espaços através de pontos de água é possível, mas depende sempre da disponibilidade do sistema, ou seja, se for necessário, haverá espera para a rega.
-Possibilidade de fornecimento de ferramentas disponíveis do espaço, com caução associada;
-Aquisição do espaço dependente de documento de compreensão e aceitação dos termos e regras associados ao projeto, com obrigatoriedade de assinatura;
-Todos os produtos e melhoria do solo são da responsabilidade dos utilizadores de cada espaço.

Pedido de apoio á camara municipal:

-Aquisição de terreno com os requisitos referidos acima, com espaço de caminho entre espaços de horta;
-Aquisição de pontos de água para rega;
-Pessoa responsável pela segurança e pelo bom funcionamento dentro do espaço;
-Avanço do projeto base, deixando também já em aberto a primeira fase de reservas para os espaços, assinalando as áreas de plantio e de caminho entre os mesmos (o responsável pelo espaço responsabiliza-se pela área de dentro incluindo vedação de altura máxima de 1,5m de altura;
-O orçamento será diretamente recebido e utilizado para apoiar os custos associados a água, responsável presente no espaço (funcionário do município) e material necessário para o mesmo como vedação exterior, entrada, conteúdo base do espaço…;
-Pedimos que pensem em parceria com algumas entidades da área, os apoios á iniciação do projeto, para material base para o espaço;
-Abertura do espaço 7 dias por semana em 2 horários: das 7:00h ás 12:00h e das 16:00h ás 19:00h pelo menos, para possibilitar a adaptação dos utilizadores á sua vida laboral;
-Consenso na importância dada ao objetivo base do projeto como ponto de partida para um projeto crescente e com a assistência proativa do Município e das suas entidades.

*Todos estes requesitos poderão ser sujeitos a alterações que não
modifiquem o plano base do projeto e que não criem adiamentos ao projeto. Assim, O plano base(regras estruturais do mesmo) pode ser finalizado em parceria com a entidade responsável pela realização do projeto (Camara municipal de Barcelos)

Horta Comunitária em Barcelos, para Camara Municipal de Barcelos foi criada por: Outeiro Selfstore.
Esta petição foi criada em 12 abril 2021