Pelo uso obrigatório de máscaras dos alunos do 1ºciclo

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Considerando a pandemia pelo SARS Cov2 que alastra pelo mundo há mais de um ano, considerando a necessidade de travarmos os contágios, considerando as desvantagens do ensino à distância já experienciado duas vezes num ano pelas nossas crianças, considerando as novas estirpes mais transmissíveis, considerando que contrariamente ao que muitos pensam não não estamos em período de desconfinamento mas em período pré novo confinamento ao qual não queremos voltar, considerando os dados que já existem relativamente à transmissão do Sars Cov2 nas escolas e tendo em conta a subida do Rt que se tem verificado, vêm os signatários da presente petição exigir que o uso de pelo menos uma máscara cirúrgica, seja obrigatório para todas as crianças do 1ºciclo e que seja disponibilizada pelas escolas (e não as máscaras comunitárias que supostamente vão ser distribuídas).
As aulas do 3ºperíodo reabriram na segunda-feira e por todo o lado passados 3 dias existem já alunos em isolamento profilático.
Há muitas turmas onde apenas uma minoria da turma usa máscara, muitas crianças usam-na, e corretamente desde o 1ºdia de aulas em Setembro, sendo que essas crianças não são protegidas pela falta de máscara dos outros.
As crianças conseguem brincar, socializar, jogar futebol e aprender com máscara, é o menor dos males face à alternativa que têm que é voltar para casa em aulas à distância e deixar aí sim de jogar futebol e estar com os amigos.
Tratando-se de uma questão de saúde pública, o uso de máscara pelas crianças do 1ºciclo não deveria ser deixado ao livre arbítrio e bom senso dos pais, pois o seu uso protege não só as crianças mas protege os professores, os pais, os avós e toda a comunidade escolar.
Enaltecer também a coragem e disponibilidade dos professores do 1ºciclo por enfrentarem desde Setembro turmas de 26 alunos sem máscara com uma pandemia a alastrar, com tanta da força de trabalho do país em teletrabalho e conseguirem mesmo assim transmitir o conhecimento e serenidade de que os nossos filhos tanto precisam, tantas vezes eles próprios de grupos de risco e com comorbilidades.
Qualquer criança percebe no contexto atual, que protegendo-se a si está a proteger os outros de quem tanto gosta, sentem-se até mais protegidos com a máscara, pois olham à sua volta e veem todos os adultos e irmãos mais velhos de máscara. As crianças têm uma grande capacidade de adaptação, sabem que pior do que o incómodo de usar máscara será a hipótese de verem o pai numa Unidade de Cuidados Intensivos, perderem a mãe ou os avós, perderem o professor ou irem outra vez para casa em ensino à distância. Isso sim são aspetos que influem na saúde mental das nossas crianças.
Tenham coragem de impôr o uso obrigatório de máscara às crianças do 1ºciclo com a máxima urgência.

Esta petição foi criada em 08 abril 2021