Validação do Estágio do Curso de Treinadores de Futebol UEFA C – Grau I – com base no planeamento e unidades de treino

Para: Associação de Futebol de Lisboa (AFL); Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ); Federação Portuguesa de Futebol (FPF)

Excelentíssimos,

Nos tempos que correm, a humanidade atravessa uma fase da sua História menos positiva e repleta de contra-tempos devido ao vírus que governa o nosso planeta. Face a esta ameaça, a nossa sociedade teve de tomar medidas para que pudesse encontrar uma solução para todas as diferentes áreas e culturas espalhadas pelo mundo. No entanto, a solução já foi encontrada (vacina), devido ao esforço e trabalho conjunto de inúmeras nações.

Seguindo a linha de pensamento, podemos afirmar que juntos somos mais fortes e que podemos alcançar patamares nunca antes pensados. Foi com esse mesmo espírito que nós, formandos do Curso de Treinadores de Futebol UEFA C – Grau I – 2019, iniciámos a nossa formação que, por sua vez, concebeu um grupo unido e escrupuloso. E é nessa condição, que nos dirigimos a VV.Exªs, a solicitar a validação dos estágios com base no planeamento e unidades de treino relativos à presente época, devido à situação acima descrita e que é de conhecimento público.

Nós, formandos, vemos a nossa meta cada vez mais longínqua devido ao desgaste físico e mental de ver o estágio como uma miragem – ora começa, afinal não -, de preparar, alterar e adaptar documentos para que quando estes nos sejam exigidos, não haja qualquer tipo de equívoco, do investimento financeiro e de todos os outros sacrifícios feitos para que se dê a desejada conclusão. Há inúmeros formandos com as suas carreiras e/ou inicio de carreira estagnadas, onde os quais para além de não conseguirem progredir, perdem ainda oportunidades de trabalho devido à falta de formação que nos é administrada pela conclusão do curso.

Esta solicitação é exequível, lógica, económica para as entidades, preserva a segurança de todos os envolventes e que possivelmente, poderá ser a única solução à vista, devido ao risco futuro de voltarmos a entrar novamente em confinamento.

O Curso de Treinadores de Futebol, independentemente do nível, têm como objectivo dotar os formandos de aptidões específicas para dar respostas de excelência às exigências do dia-a-dia de uma época desportiva enquanto treinador de uma equipa de futebol. Estas exigências passam por planear uma unidade de treino, dirigir um treino, liderar uma equipa, comunicar e refletir.

Em relação ao curso em questão (Curso de Treinadores de Futebol UEFA C – Grau I), os formadores frisam e focam a importância da preparação pessoal – aptidões e postura de um treinador de formação –, no planeamento de uma unidade de treino e consequente aplicação para um público-alvo e contextos específicos. De momento, não faz sentido serem nos exigidos critérios de avaliação, quando não os podemos aplicar devido à falta de condições, pelas razões que nos são familiares.

Temos em conta as dificuldades e entraves que as entidades passaram e continuam a passar, daí pedirmos com urgência, que seja aprovada esta alternativa de modo a que nós, formandos do Curso de Treinadores de Futebol UEFA C – Grau I – 2019 e respectivas entidades envolventes, possamos virar a página e seguir as nossas vidas.

Pedimos ainda que nos tenham em conta e as repercussões que esta “deriva” tem criado a cada um de nós.

Esta petição foi criada em 07 abril 2021